Na última quarta-feira (23) o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A prova, que tem o objetivo de avaliar a qualificação dos estudantes de Medicina, unifica as competências do Enade e Enare, e está prevista para ser aplicada anualmente.
Podem participar da prova estudantes de Medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de médicos já formados que desejam ingressar em uma residência por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Confira, a seguir, como se dá o processo de inscrição e fique por dentro do calendário da prova.
Como se inscrever no Enamed?
O Enamed será aplicado para estudantes de Medicina inscritos no Enade, com conclusão do curso prevista para o final deste ano. Os alunos que se enquadram nessa categoria não precisam se inscrever na prova, já que a regularização no Enade é feita previamente pela própria instituição de ensino.
Entretanto, estudantes já graduados que desejam participar do processo para concorrer às vagas de residência no Enare, precisam manifestar interesse por meio de inscrição e pagar a taxa estipulada pelo Inep e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh.
Nesse caso, o processo de inscrição segue as etapas previstas para o Enare, incluindo o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado via internet no site oficial do exame.
Qual é o calendário do Enamed?
Embora o cronograma oficial do Enamed ainda não tenha sido anunciado, informações preliminares divulgadas pelo MEC apontam as seguintes datas:
Inscrições: julho de 2025;
Aplicação da prova: outubro de 2025;
Divulgação dos resultados: dezembro de 2025.
A previsão é de que o exame seja aplicado em cerca de 200 municípios brasileiros, com a participação de mais de 42 mil estudantes que representarão cerca de 300 cursos de Medicina.
Qual é o objetivo do Enamed?
O Enamed tem o objetivo de avaliar a qualificação médica adquirida por estudantes de Medicina durante o percurso acadêmico. Além disso, a nota da prova poderá ser utilizada por candidatos que buscam oportunidades de residência através do Enare.
A avaliação será composta por 100 questões objetivas, com foco em conteúdos de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Como fazer uma pós-graduação com desconto?
Buscando uma especialização na área da saúde? A Quero Bolsa pode te ajudar!
No site, você encontra bolsas de estudo com até 90% de desconto para diferentes especialidades médicas. São milhares de ofertas presenciais e a distância com valores que cabem no bolso.