Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

6 dicas de como se preparar para uma prova

por Brida Rodrigues em 18/06/18 6,2 mil visualizações

Atualizado em 27/03/2020

A semana de provas chega e o desespero bate, isso porque você não conseguiu administrar suas atividades e acabou se perdendo para fazer a revisão do conteúdo. Já aconteceu isso com você, não é mesmo? Mas, calma! Temos algumas dicas para que isso nunca mais aconteça.

Prova

Sabemos que além da grande demanda de trabalhos e conteúdos para estudar, muitas pessoas desconhecem técnicas que facilitariam o processo de aprendizado. Pensando nisso, a Revista Quero separou algumas sugestões e métodos que podem te ajudar a se preparar para a prova.

Gostou da ideia? Então confira:

1. Planeje seu horário

Separe um tempo só para estudar e, de preferência, que não seja um dia antes da prova. Isso vai te ajudar a processar todo o conteúdo, a estudar com tranquilidade e concentração.

Quando nos programamos, sobra tempo para os imprevistos. Então, se necessário, dá tempo de revisar alguns pontos sobre os quais você ainda não tenha total segurança.

Uma dica para isso é: faça um calendário com o plano de provas e programe na sua semana quais capítulos, tópicos e exercícios vai estudar.

Dê prioridade para os conteúdos mais difíceis, isso evita que você procrastine e não tenha tempo de estudar com a dedicação necessária a matéria que exige mais atenção.

Evite fragmentar o conteúdo. Ao estruturar as sessões de estudo logicamente, você assimila a matéria com facilidade.

2. Dê tempo para sua mente absorver a informação

Você sabia que só conseguimos absorver uma quantidade certa de informação por determinado tempo? Faça intervalos para que o cérebro tenha tempo de absorver a informação que acabou de aprender.

Estude 30 minutos e descanse a mente por 10 minutos. Você pode aproveitar para tomar um café, dar uma volta e relaxar um pouco.

Esse método ajuda a evitar a preguiça de estudar, pois, se você fizer sessões ininterruptas de estudo, você se cansará muito mais e ficará mais desmotivado para continuar. O descanso é fundamental para maximizar seu potencial.

3. Molde seus estudos de acordo com o tipo de prova

A primeira coisa é: pergunte ao professor quais métodos ele pretende usar na avaliação. Com isso você pode simular sua prova.

Por exemplo, se sua prova é cheia de problemas, estude resolvendo problemas; se a prova é dissertativa treine respostas dissertativas; se é verdadeiro ou falso, pense em questões que podem ser formuladas dessa maneira.

Coloque-se no lugar do professor, mas lembre-se de que não significa que você vai descobrir exatamente as questões que vão cair na prova. Esse método é só para treinar sua mente e te ajudar a ver o conteúdo de forma ampla, em vários formatos e situações.

4. Descubra o melhor estilo de aprendizagem para você

Cada indivíduo absorve informação de uma forma. Para os que são visuais, estudar por meio de imagens é a melhor maneira. Já os auditivos podem gravar a própria voz ditando as anotações ou até mesmo gravar as aulas do professor e ouvi-las posteriormente. Tem pessoas, por exemplo, que são aprendizes físicos, então a alternativa é ensinar o estudo para si mesmo de forma mais dinâmica, caminhando, movendo-se, literalmente.

Seja qual for a matéria, não releia as anotações várias vezes, você precisa ser ativo na construção do seu conhecimento. Criar cards interativos, fichamentos em tópicos, criar mapas mentais, que nada mais é do que centralizar a ideia principal e, em torno, ir colocando as informações adicionais de forma bem livre (veja o exemplo), são boas alternativas de anotações para fixar o conteúdo na mente.

Tente entender o tópico como um todo e organize suas anotações por tema ou data.

5. Escreva tudo à mão

Quando você pega uma caneta e escreve palavra por palavra, a fixação e atenção àquele conteúdo é muito maior. Por isso, escrever à mão é mais eficiente para reter as informações.

Sabemos que digitar agiliza o processo, ainda mais quando a demanda é alta, mas o intuito aqui é aprender, então, para dar tudo certo, seja fiel à dica número 1 do post (organize seus horários).

No processo de selecionar o que vai para o papel, você já está exercitando sua capacidade de síntese, além de reforçar o conteúdo na sua memória. E uma outra sugestão é: após cada aula, faça um breve relatório de tudo que entendeu.

6. Estude em grupo, mas não muito

Estudar em grupo é uma excelente opção para esclarecer dúvidas e ampliar a informação que nos seus estudos individuais você deixou passar batido.

No entanto, reunir-se com o pessoal pode ser um tanto dispersivo, fazendo com que seu foco mude e as informações não sejam fixadas em sua memória. Além disso, muitas opiniões, até mesmo outras dúvidas e palpites podem te confundir. Então, faça essa reunião de forma equilibrada e bem objetiva.

Veja também:
9 dicas para melhorar seu processo de aprendizagem
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54