Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Conheça as vantagens de estudar em escola particular

“Onde devo matricular o meu filho: na escola pública ou na privada?” Essa é uma questão que passa pela cabeça de milhares de pais na hora de definir a educação de seus filhos.  Afinal, qual é melhor? Hoje vamos explicar as principais diferenças entre os dois setores e as vantagens da escola particular.

Que as universidades federais e estaduais brasileiras são referências no mundo inteiro não é novidade para ninguém, porém, quando olhamos para a rede pública no Ensino Básico, o cenário é um tanto diferente. Salas de aula superlotadas, infraestrutura precária e evasão de alunos são apenas alguns dos problemas encontrados nas escolas públicas do Brasil.

Essa falta de investimento por parte do governo é o que leva muitos pais e responsáveis a matricularem suas crianças nas escolas particulares.

Mas qual é a diferença?

4 vantagens de estudar em escola particular

Existem diversos fatores que diferenciam a rede privada da rede pública, fazendo com que a primeira opção ainda seja a melhor opção para os pais com respeito à educação e desenvolvimento educacional de seus filhos. A seguir, citamos algumas vantagens da escola particular:

Infraestrutura

Essa talvez seja uma das principais vantagens das instituições da rede privada de ensino. De acordo com um levantamento realizado pelo Melhor Escola, menos da metade (46,7%) das escolas públicas brasileiras têm acesso à rede de esgoto. Nas particulares, esse índice sobe para 89%.

Quando o assunto é acesso à internet, a rede privada também sai na frente. A pesquisa TIC Educação 2018, revela que 57% das escolas públicas têm acesso à internet nas salas de aula. Enquanto 72% das instituições particulares possuem o serviço. 

Geralmente, as instituições da rede privada investem periodicamente em manutenção e melhoria do espaço físico, garantindo assim uma melhor infraestrutura para os seus alunos. As escolas públicas por sua vez, dependem do investimento do governo que, muitas vezes, demora longos períodos para ser implementado. Vale destacar que essa situação não se aplica para toda rede pública de ensino, pois cada secretaria possui particularidades diferentes. 

Espaço

Além da ausência de saneamento básico adequado, outro aspecto importante é o espaço disponível nas salas de aula. Conforme a lei, a distância média entre as carteiras deve ser de 1,20m², porém, essa condição muitas vezes não se aplica às escolas públicas que, frequentemente, sofrem com a superlotação. Salas de aula cheias dificultam a concentração dos alunos, impactando diretamente no seu processo de aprendizado.

Recursos disponíveis

Uma grande vantagem da escola particular é a disponibilidade de recursos. Normalmente, a rede privada de ensino investe mais em tecnologia, disponibilizando salas de informática, laboratórios e aparatos eletrônicos.

Além dos itens mencionados acima, os alunos das escolas particulares contam com aulas de reforço, grupos de estudo e atividades extracurriculares, serviços nem sempre disponíveis na rede pública. 

Escolas particulares colocam mais alunos no Ensino Superior

Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, aponta que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública ingressaram no Ensino Superior. Na rede privada, este percentual sobe para 79,2%

Os dados acima mostram que as chances de um aluno entrar em uma universidade é duas vezes maior se ele estudar em uma escola particular. Ter um grau de instrução mais elevado pode gerar diversos impactos no que se diz respeito à oportunidade de empregos e salário recebido. 

Resumindo, as vantagens de estudar em uma escola particular são enormes e podem influenciar diretamente na jornada estudantil do aluno, bem como em seu futuro. Entretanto, muitos pais não conseguem matricular os seus filhos na rede privada por uma questão financeira. 

Bolsa de estudo para escolas particulares

Felizmente, diversas escolas oferecem bolsas de estudo para famílias que não conseguem arcar com o valor integral de uma mensalidade.

Sensacional, né?

Quer saber como funcionam as bolsas de estudos nas escolas particulares? Clique aqui. 



O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54