Tesouro Direto e Renda Fixa
O Tesouro Direto é o investimento mais indicado para quem não deseja correr riscos e compõe a carteira da maior parte dos investidores. Por isso, compreender como essa modalidade de investimento funciona é necessário para quem começar de vez na jornada de investidor.
O conteúdo do curso aborda títulos públicos, como o Tesouro Selic e Tesouro IPCA, e como funciona a compra desses ativos pela plataforma oficial do Tesouro Nacional.
Fundos Imobiliários e Renda Variável
Focado em investidores que querem diversificar com ativos de renda variável, o curso de Fundos Imobiliários e Renda Variável aborda o funcionamento dos fundos imobiliários, tipos de ações, estratégias de longo prazo e fundamentos de análise.
É indicado para quem já conhece os conceitos básicos e quer explorar novas possibilidades.
Por que fazer um curso para aprender a investir?
Aprender a investir com segurança evita decisões baseadas apenas em palpites ou modismos. Com uma formação bem estruturada, o aluno entende os conceitos do mercado financeiro, o que é renda fixa, renda variável, como funcionam ações, fundos, Tesouro Direto, entre outros ativos.
Além disso, um bom curso ensina a avaliar o próprio perfil de investidor, a controlar riscos e a montar estratégias de acordo com metas pessoais.
Outro ponto positivo é o contato com educadores experientes, que ajudam o aluno a filtrar informações confiáveis e se proteger de fraudes ou armadilhas comuns no mundo dos investimentos.
O que você aprende em cursos de investimento?
Os conteúdos abordados em cursos de investimento podem variar, mas os principais temas incluem:
- Educação financeira básica: conceitos de juros, inflação, orçamento pessoal e controle de gastos;
- Renda fixa: investimentos como CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto e como avaliá-los;
- Renda variável: ações, ETFs, fundos imobiliários e mercado de capitais;
- Planejamento financeiro: como definir metas, construir patrimônio e diversificar;
- Gestão de risco: entender volatilidade, liquidez e perfil de investidor;
- Tributação e regras da CVM: noções sobre impostos e regulamentação do mercado.
É possível aprender a investir em cursos superiores?
Além dos cursos livres, há quem prefira uma formação acadêmica. Neste caso, é possível optar por:
Essas formações são indicadas tanto para quem quer atuar profissionalmente no setor quanto para quem deseja gerir melhor seu próprio patrimônio.
Como aprender a investir pagando pouco?
Se você quer entrar na área de investimentos e finanças com o pé direito, a Quero Bolsa pode te ajudar.
No site, você encontra bolsas de estudo com até 90% de desconto para cursos livres, superiores e pós-graduações na área de finanças. Assim, você pode estudar com tranquilidade, com valores que cabem no bolso.
Para garantir o benefício, é só acessar o site, procurar o curso de seu interesse e garantir sua bolsa, sem vestibular e com inscrição 100% on-line.