O Censo da Educação Superior de 2022 listou os cursos de graduação mais disputados em instituições públicas de ensino superior no país e a Revista Quero mostra o ranking dos 5 primeiros colocados na pesquisa. Vale destacar que as vagas, além de serem da rede pública de ensino, abrangem exclusivamente os cursos da modalidade presencial.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza anualmente o Censo da Educação Superior. Essa pesquisa abrange instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de coletar informações sobre seus alunos e professores.
Segundo a entidade, o propósito da coleta é fornecer informações estatísticas confiáveis, possibilitando a compreensão e monitoramento do sistema brasileiro de educação superior. Além disso, visa subsidiar o Ministério da Educação com dados estatísticos para atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e aprimoramento da qualidade desse nível de ensino, entre outros objetivos.
A coleta também busca disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que embasem a formulação e execução de políticas públicas, contribuindo assim para o trabalho dos gestores das instituições e outros responsáveis governamentais.
Confira os 5 primeiros colocados no ranking abaixo:
Leia mais
Censo da Educação Superior: 10 cursos com o maior número de matrículas em 2022
+ Teste Vocacional Grátis
Medicina – 53 candidatos por vaga
645.345 candidatos concorreram a 12.267 vagas do curso de Medicina em 2022.
O curso combina teoria e prática clínica, abrangendo disciplinas como anatomia, fisiologia e práticas hospitalares. Os estudantes desenvolvem habilidades médicas essenciais para cuidar da saúde humana.