Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

EaD: Como estudar em casa? 9 dicas para manter a produtividade

Com a recente pandemia de coronavírus, o mercado de ensino viu uma rápida mudança. Se antes a Educação a Distância (EaD) podia ser uma opção do estudante, ela se transformou na única alternativa para dar continuidade ao aprendizado. Muitas pessoas tiveram o seu primeiro contato com o ensino remoto, por meio de videoaulas acessadas por smartphones ou computadores.

Coronavírus: Quais São as Etapas de Combate à Pandemia?

Ao contrário do senso comum, estudar em casa exige bastante comprometimento e disciplina. Afinal, você continuará tendo as mesmas obrigações e responsabilidades do ensino presencial. Se você está tendo contato com cursos online somente agora e quer se manter produtivo e concentrado, continue lendo. Separamos algumas dicas práticas que vão ajudar você a estudar em casa da melhor maneira possível.


Vale a pena estudar em casa?

Graças aos recursos tecnológicos que temos nos dias de hoje, estudar em casa já faz parte da rotina de muitas pessoas. Apesar de parecer uma tarefa complexa, atualmente, este vem se mostrando o melhor formato para novos aprendizados nos últimos anos. 

Seja uma faculdade a distância ou cursos livres, estudar em casa te possibilita uma série de benefícios que o método tradicional não consegue trazer.

Leia mais: Diferença Entre Faculdade EAD e Semipresencial

Afinal, além de conseguir acompanhar as aulas no momento que achar necessário, o método EaD não exige deslocamento diário. Fazendo assim com que a qualidade de vida seja muito maior e você possa estudar em seus melhores horários de foco e produtividade.

Entretanto, este é um modelo de aprendizado que exige bastante disciplina, já que você não estará, de fato, dentro de uma sala de aula. A rotina, o foco e a concentração se tornam fundamentais para que você consiga estudar em casa de maneira ideal.

Como estudar em casa da melhor maneira possível?

Sabemos que aprender a estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, já que nosso lar pode se tornar um dos principais ambientes de distração para tarefas que exigem um empenho maior.

Animais de estimação barulhentos, obras em casas vizinhas ou mesmo música alta podem prejudicar a concentração e a compreensão do conteúdo das aulas online.

Sejam aulas de ensino superior ou cursos livres para alavancar sua carreira, criar um plano de estudos pode te ajudar bastante durante o processo de adaptação para as aulas remotas.

Pensando nisso, separamos 9 dicas para que você consiga estudar online, aproveitando ao máximo essa experiência.

1. Escolha um espaço confortável e silencioso

Estudar em casa exige bastante foco e dedicação, quanto menos distrações você tiver durante esse período, melhor será sua performance durante as aulas. Contar com um espaço onde você se sinta confortável, é essencial para manter a concentração durante o aprendizado. 

Geralmente, ambientes com espaços maiores costumam ser indicados, principalmente se você está acostumado a fazer anotações em cadernos e gosta de ter materiais sempre à mão.

O silêncio também é um aliado bastante poderoso de quem deseja aprender a como estudar em casa. Agora, se precisar se manter em um ambiente compartilhado, opte por fones de ouvido para absorver o conteúdo sem interferências do ambiente externo.

2. Fique longe de distrações

Quando estamos em casa, nos deparamos com muitas distrações. Sejam elas tarefas do lar, a Netflix ou até mesmo uma mensagem no celular. 

Durante o seu momento de estudo, é necessário deixar tudo isso para trás e focar apenas na tela do computador, assim como você faria se estivesse sentado na cadeira da sala de aula. 

Para isso, você poderá utilizar utilizar algumas dicas para como:

  • Usar fones de ouvido;

  • Estudar com apenas uma aba do navegador aberta: Apenas o vídeo da aula;

  • Celular em outro cômodo da casa e no silencioso;

  • Ambiente trancado para que não corra o risco de ter uma interferência durante o período de aprendizagem.

3. Estabeleça uma rotina de estudos

O ser humano é completamente adaptável. E, por isso, criar uma rotina para que nosso cérebro entenda que um novo hábito diário foi inserido em nossa vida costuma ser ideal. 

Para isso, é fundamental estabelecer um horário específico do dia para se dedicar totalmente aos estudos. De preferência, escolha um período em que sua sua atenção não seja desviada com tanta facilidade.

Leia mais: Como Organizar a Rotina de Estudos em um Curso EaD

4. Elabore um plano de estudos

Se você tem uma grade de aulas muito extensa ou precisa terminar alguma atividade em um período específico, o plano de estudos é fundamental para aprender a como estudar em casa de maneira organizada.

Após definir a sua rotina de estudos, selecione os conteúdos que precisam ser consumidos naquele dia, por ordem de prioridade.

Caso tenha alguma matéria atrasada, comece por ela. Se você estiver fazendo um curso livre focado em intensificar sua carreira profissional, inicie o aprendizado pela aula que acredita ser mais interessante (se não houver uma ordem cronológica).

Além disso, estabelecer tempos específicos de estudos podem te ajudar a ter maior produtividade, como aplicar a técnica do pomodoro.

Plano de estudo Enem De Boa: baixe gratuitamente

5. Tenha uma alimentação saudável

Você sabia que a nossa alimentação influencia diretamente no desempenho, foco e concentração durante os estudos?

Apesar dos momentos de isolamento social serem extremamente difíceis, é muito importante que você continue levando uma vida saudável. E a alimentação também faz parte deste processo. 

Caso contrário, além de não conseguir acompanhar eu cronograma, você poderá sofrer com falta de atenção, possíveis distrações, sono e procrastinação.

Durante os estudos, dê preferência para consumir frutas, verduras e legumes, além de ter uma garrafa de água sempre por perto. 

Afinal, ela é um fator muito importante para quem trabalha diretamente com a mente, já que ela tem o poder de “filtrar” o cérebro e repor os nutrientes gastos durante determinadas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

6. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos também são excelentes aliados de quem precisa aprender a estudar em casa. Além de estimular a endorfina, sentimento de felicidade e produtividade, você se sentirá mais leve, focado e com bastante criatividade para dar continuidade nas tarefas diárias.

Seja um agachamento ou subir e descer as escadas de casa por um período específico, escolha uma atividade para sempre manter o corpo em movimento.

7. Durma bem

O sono está diretamente ligado com a produtividade de todos os setores da vida. Se você não tiver uma boa noite de sono, talvez o rendimento dos estudos não seja o melhor. E consequentemente, a desmotivação poderá surgir.

Para evitar esses pequenos obstáculos, tente dormir de seis a oito horas por dia. Além de corpo e mente sempre em sincronia, você conseguirá aproveitar insights criativos e utilizar ao seu favor durante os estudos.

8. Não se esqueça dos momentos de lazer

É importante que você se lembre de que, para conseguir ter um bom aproveitamento durante as aulas, é primordial que o lazer esteja encaixado em suas atividades diárias.

Afinal, o trabalho ou atividades em excesso podem levar à sobrecarga, trazendo diversas consequências negativas para a saúde. 

Por isso, não se esqueça de assistir sua série favorita, escutar músicas que te deixem feliz ou até mesmo tire um tempo para relaxar a mente. 

Apenas cuide para que esses momentos estejam sempre em sincronia com o planejamento de estudos. Esse, talvez, seja um dos principais segredos de como estudar em casa de maneira contínua e eficaz.

9. Escolha bons cursos

Para se sentir motivado a estudar em casa, é muito importante que você escolha temas ou assuntos que sejam atrativos para a sua vida, ou que te façam alcançar maior sucesso profissional

Mesmo na internet, existem cursos de excelente qualidade e com professores qualificados para te orientarem sobre qualquer assunto, desde temas básicos a avançados. 

Se você não estiver no ensino superior, separe um período do dia durante o isolamento social para se capacitar ainda mais para o retorno do mercado de trabalho. 

Leia mais: 50 Melhores Faculdades do Brasil Com Bolsas de Estudo 

Estudar em casa vale a pena?

Como pudermos acompanhar ao longo deste conteúdo, desenvolver o hábito de como estudar em casa pode ser mais simples do que se imagina em um primeiro momento. Porém, exige foco e bastante disciplina. 

Apesar das aulas presenciais nunca perderem seu espaço dentro das instituições, o futuro da educação vem se mostrando cada vez mais digital e intuitivo.

Portanto, se adaptar às necessidades do novo mundo pode ser uma opção interessante para você que gosta de sempre aprender coisas novas. 

E se você deseja se aprofundar mais nesse tipo de conteúdo, não deixe de conferir nosso artigo onde você encontra mais dicas de como estudar à distância de forma simples e intuitiva.

Colaboração: Hotmart

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54