Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Coronavírus: veja quais são as etapas de combate à pandemia

por Isabela Giordan em 25/03/20

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia global do coronavírus, os olhos do mundo estão voltados para os desdobramentos desse vírus, assim como a luta para encontar um remédio ou uma vacina que consiga curar e imunizar aqueles que não foram infectados. 

No Brasil, o primeiro caso relatado surgiu em 25 de fevereiro, em São Paulo (SP), e o vírus se espalhou pelo território brasileiro. Um mês depois do primeiro registro, o País possui 2.452 casos e 58 mortos. 


Enquanto cientistas e pesquisadores buscam uma fórmula que barre o vírus, países em todo o mundo, incluindo o Brasil, estão implementando medidas de prevenção para retardar o pico do número de infectados, a fim de evitar o colapso em hospitais e permitir que o sistema de saúde tenha capacidade de atender a todos os doentes. 

Desenvolvido por especialistas, esse plano estratégico para conter a pandemia é dividido em quatro fases diferentes: contenção, mitigação, supressão e recuperação. Atualmente, o Brasil está na etapa de mitigação. Não sabe o que isso significa? Confira: 

Etapa 1: contenção

Assim que um surto de novo tipo de vírus é notificado, a primeira fase a ser aplicada é a de contenção. Nela, os países começam a se preparar para tomar medidas que evitem que o vírus contamine a população local

Para isso, são avaliadas todas as pessoas que chegam ao país e, quando é comprovado algum caso, essa pessoa é rastreada e isolada, para evitar contaminação de outros. No caso do coronavírus, essa medida foi muito bem aplicada em Taiwan, Singapura e Hong-Kong, próximos ao território chinês, onde surgiu o vírus.

Nesse caso, recém-chegados em aeroportos, portos e terminais passavam por medição de temperatura, turistas eram colocados em quarentena e a população local isolada.

Etapa 2: mitigação

A etapa de mitigação começa quando não é possível mais determinar a origem do contágio, surgindo a contaminação comunitária. 

O Brasil, por exemplo, está passando por essa etapa do combate. Aqui, os primeiros casos comunitários começaram na primeira quinzena de março, apenas algumas semanas após os primeiros casos importados. 

Por isso, busca-se evitar que grupos de risco sejam contaminados (idosos e pessoas com outras comorbidades). Além disso, para evitar a transmissão local, algumas das medidas preventivas determinadas são: suspensão de eventos e eventos esportivos, paralisação das aulas, fechar comércio e restaurantes, por exemplo.

Etapa 3: supressão

Quando a mitigação é aplicada tarde demais e não é consegue diminuir a disperssão do vírus, a próxima etapa é de supressão

Mais radical, essa fase visa romper toda e qualquer cadeia de transmissão e, assim, reduzir os casos ao menor número possível. Para que isso ocorra, além das ações tomadas na mitigação, é preciso evitar todo contato social, implementando as quarentenas obrigatória, como aconteceu na China. 

Além disso, nessa etapa são realizados testes em massa para descobrir quem são os contaminados, seja ele sintomático ou assintomático, e isolá-los. 

Um estudo divulgado em 16 de março por pesquisadores da universidade britânica Imperial College, aponta que a supressão é a única forma de impedir o crescimento da pandemia de coronavírus até que uma vacina deseja desenvolvida. A pesquisa ainda aponta que a falta da supressão poderia resultar milhões de mortos em todo mundo, sendo 1,2 milhões apenas nos Estados Unidos.

Etapa 4: recuperação

Chamada de recuperação, a fase final ocorre quando o número de infectados diminui drasticamente. Quando isso acontece, a medida esperada é que governos se organizem para reestruturar os países afetados durante o período de pandemia.

Em entrevista ao Uol, Guilherme Werneck, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que, apesar da pandemia ainda durar por alguns meses, em algum tempo a contaminação deve começar a diminuir: "Em geral, essas coisas acontecem após um tempo. A covid-19 ainda permanecerá por alguns meses, mas, em algum momento, ela dará sinais que vai involuir."

O que é o coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, "o coronavírus faz parte de uma família de vírus que causa infecções respiratórias", com sintomas similares ao da gripe. Esse agente provoca a doença Covid-19, que foi registrado pela primeira em 31 de dezembro de 2019, na China. 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Após o contágio, os sintomas levam cerca de cinco dias para aparecerem e são parecidos com o de uma gripe comum, são eles: congestão nasal, dor de garganta, fadiga, entre outros.

Porém, em algumas situações, a doença pode se agravar! Por isso, em caso de febre, tosse ou dificuldade de respirar, a indicação do Ministério da Saúde é evitar locais com muita gente, procurar uma unidade de saúde ou ligar para o 136.

Veja também: 12 dicas para a prevenção e cuidado na escola 
               Entenda o que é o coronavírus e como o tema é cobrado no Enem 

Como é a transmissão do Covid-19?

Assim como o vírus da gripe, o coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias ou contato. Alguns dos tipos de secreções com chance de contágio são: 

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54