logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Covid-19: o que você sabe sobre o coronavírus?

por Isabela Giordan em 17/03/20

O novo coronavírus, que surgiu no fim de 2019, agora é considerado uma doença de alcance mundial. Até o fechamento dessa matéria*, 159 países confirmaram ter, no mínimo, um caso de paciente infectado pelo vírus. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 184 mil casos comprovados e de sete mil óbitos. No Brasil, o primeiro paciente com teste positivo foi confirmado no fim de fevereiro. Atualmente, o País possui mais de 300 casos contabilizados pelo Ministério da Saúde e uma morte. 

teste coronavírus

Neste momento crítico, a melhor arma contra o Covid-19, doença derivada desse vírus, é a informação. Afinal, assim podemos ter noção da gravidade e tomar todas as medidas preventivas. 

Para te ajudar a ficar por dentro do assunto, a Revista Quero desenvolveu um quizz para testar os seus conhecimentos: o que você sabe sobre o novo coronavírus? Está pronto? Conte o seu resultado nos comentários.

O que é o coronavírus?

Pentencente à família de vírus que causa infecções respiratórias, o coronavírus produz sintomas parecidos com a gripe. Esse agente provoca a doença Covid-19, que foi registrado pela primeira em 31 de dezembro de 2019, na China. 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Após o contágio, os sintomas levam cerca de cinco dias para aparecerem e são parecidos com o de uma gripe comum, são eles: congestão nasal, dor de garganta, fadiga, entre outros.

Porém, em algumas situações, a doença pode se agravar! Por isso, em caso de febre, tosse ou dificuldade de respirar, a indicação do Ministério da Saúde é evitar locais com muita gente, procurar uma unidade de saúde ou ligar para o 136.

Veja também: 12 dicas para a prevenção e cuidado na escola 
Entenda o que é o coronavírus e como o tema é cobrado no Enem 

Lembrando que os grupos de risco da doença são idosos, doentes cardíacos e diabéticos.

Como é a transmissão do Covid-19?

Assim como o vírus da gripe, o coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias ou contato. Alguns dos tipos de secreções com chance de contágio são: 

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

teste coronavírus

*Hora de publicação da matéria: 19h08

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54