Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

O que é EJA e como funciona a Educação de Jovens e Adultos

EJA significa Educação de Jovens e Adultos; entenda o que é, como funciona o EJA ensino médio e saiba as diferenças entre EJA e Encceja

Atualizado em: 21/10/2022

Você sabia que cerca de 52% dos brasileiros não possuem diploma do Ensino Médio? De acordo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada com base nos dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019, 51,2% da população brasileira, o equivalente a 69,5 milhões de pessoas, não conseguiram terminar o ensino médio. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O levantamento também apontou que entre as consequências do abandono escolar estão: complicações no mercado de trabalho, menores salários, assim como o baixo desenvolvimento das competências cognitivas, tais como, habilidades motoras, memória e atenção. 

Apesar dos dados desanimadores, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma opção para aqueles que desejam conquistar o certificado do Ensino Médio, mesmo após anos longe dos estudos. Veja tudo o que você precisa saber sobre o EJA.

eja educação de jovens e adultos

O que é o EJA?

Também conhecido como supletivo, o EJA é a modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. O programa criado pelo Governo Federal permite que o aluno termine o primeiro e o segundo grau em menor tempo. 

O EJA é ofertado nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD), sendo uma das opções mais utilizadas por aqueles que desejam concluir o Ensino Básico, compreendendo as séries do ensino fundamental ao médio.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Quem pode fazer o EJA?

Podem cursar desse tipo de formação qualquer pessoa que não tenha terminado o ensino médio na adolescência ou início da vida adulta, por qualquer motivo. Porém, há alguns requisitos para que o aluno possa cursar cada categoria do EJA.

  • Ensino Fundamental: para realizar o EJA fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos. 

  • Ensino Médio: para realizar o EJA médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

Como funciona o EJA?

Como foi dito anteriormente, o EJA pode ser realizado em duas modalidades diferentes: presencial e EaD, sendo a primeira realizada com aulas em uma escola tradicional, de segunda a sexta, e a segunda com encontros periódicos com menor periodicidade.

Além disso, o EJA é dividido em dois níveis de ensino, Fundamental e Médio. O aluno começará a cursar a partir da série que ele finalizou anteriormente, então, se o aluno terminou a primeira série do Ensino Médio, ele fará o segundo e o terceiro. Essa informação também se aplica a todas as séries do Ensino Fundamental. 

Caso o individuo não tenha cursado nenhuma série do ensino regular e precise de suporte no processo de alfabetização, o EJA também cumprirá este papel. Além disso, o método de ensino adotado pelo EJA tende a considerar os inúmeros contrastes que podem ter levado o aluno a desistir do processo educacional e que os empecilhos da aprendizagem na idade adulta, com metodologias focadas no ensino desta parcela da população. 

Quais assuntos e matérias são abordados no EJA

EJA Ensino Fundamental

Para aqueles que precisam realizar a etapa referente ao período entre o 1º e 9º ano, as aulas levam uma média de dois anos. Nessa fase, as matérias ensinadas são: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, História, Geografia, Ciências e Educação Física.

EJA Ensino Médio

Já a etapa do Ensino Médio pode ser realizada em até 18 meses, sendo seis meses para cada ano. Porém, para realizar o EJA Ensino Médio é preciso ter o certificado do Ensino Fundamental. As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Como se preparar para o EJA?

O primeiro passo para começar a estudar com o EJA é procurar a Secretaria de Educação de sua cidade ou um polo que ofereça as aulas. Grande parte dos municípios brasileiros dispõe de polos do EJA oferecendo aulas e encontros periódicos nos três períodos do dia. As inscrições para a educação presencial costumam seguir o calendário letivo regular dos municípios, com matrículas no começo do ano. Se a intenção é terminar o ensino regular a distância, as inscrições são mais flexíveis, permitindo que o aluno comece seus estudos em qualquer época do ano. 

Para realizar as provas gratuitas de avaliação, o Encceja, o aluno pode se inscrever de acordo com o nível de conhecimento e o grau de ensino que pretende receber o certificado. Os materiais de estudo para o prova, separados por disciplina, são disponibilizados pelo Inep, organizador da prova, na página de materiais de estudo. 

Leia Mais: Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Qual é a diferença entre EJA, CEEJA e Encceja?

  • EJA: Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade de estudo para aqueles que desejam terminar o Ensino Básico e não que conseguiram na idade adequada. Após o período de estudo, o aluno realiza as avaliações de certificação.

  • CEEJA: sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, que tem o mesmo objetivo do EJA. Porém, nesse caso, a presença é mais flexível para que o estudante consiga adaptar as aulas à sua rotina. Por isso, a matrícula é feita por disciplina e o aluno recebe o material didático e um plano de estudos para que ele consiga acompanhar as aulas. Assim como no EJA, ao fim das aulas, o estudante realiza as avaliações obrigatórias para certificação

  • Encceja: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada anualmente pelo governo federal para certificação do Ensino Básico. Nela, os candidatos são avaliados de acordo com a categoria escolhida durante a inscrição (Fundamental ou Médio). Clique aqui e veja tudo sobre o Encceja.

É possível eliminar matérias pelo Encceja? Sim! Caso você receba a nota necessária na prova, é possível cortar matérias no EJA e CEEJA. Além disso, caso você já tenha o certificado de algumas matérias, é possível realizar a inscrição do Encceja apenas nas faltantes.

Quem fez EJA pode fazer Enem e faculdade?

Aqueles que completarem os estudos com EJA ou Encceja podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como têm direito à isenção da taxa de inscrição. O exame, que é a principal forma de ingresso no ensino superior, acontece anualmente e conta com 90 questões nas áreas de Linguagens, Códigos e sua tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas tecnologias e uma Redação. 

Com o resultado do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo dedicados ao Ensino Superior (Sisu, Prouni e Fies), além de concorrer em outros processos seletivos com a nota. O estudante que tiver o certificado de conclusão do Ensino Médio também pode realizar o vestibular das instituições para ingressar em faculdades e universidades.

Confira: 5 faculdades que oferecem bolsas para quem fez Encceja

Quer fazer faculdade com bolsa?

Após ter conquistado o seu certificado de conclusão do Ensino Médio pelo EJA, é hora de começar a pensar em qual faculdade e curso você deseja ingressar. Além dos vestibulares tradicionais e dos programas de seleção unificado, você pode começar seu ensino superior com bolsas de estudo e em qualquer uma das modalidade de ensino, presencial ou a distância. Sabe como? Com o auxílio do Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina. 

Encontrar bolsas de estudo

Na plataforma é possível encontrar bolsas de mais de até 80% em mais de mil instituições de ensino superior em todas as regiões do Brasil! Abaixo separamos uma lista de instituições de ensino de excelência com ótimas oportunidades para novos alunos e reconhecidas pelo MEC. Confira:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações