Você sabia que 52% dos brasileiros não possuem diploma do Ensino Médio? De acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgado em 2018 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas entre 25 e 64 anos não conseguiram terminar os estudos.
O levantamento também apontou que entre as consequências do abandono escolar estão: complicações no mercado de trabalho, menores salários, assim como o baixo desenvolvimento das competências cognitivas, tais como, habilidades motoras, memória e atenção.
Apesar dos dados desanimadores, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma opção para aqueles que desejam conquistar o certificado do Ensino Médio, mesmo após anos longe dos estudos. Veja tudo o que você precisa saber sobre o EJA:

O que é o EJA?
Também conhecido como supletivo, o EJA é a modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.
Ofertado nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD), essa é uma das opções para aqueles que desejam concluir o Ensino Básico.
Quem pode fazer o EJA?
Podem participar desse tipo de formação qualquer pessoa que não tenha terminado os estudos na idade apropriada. Porém, há algumas diferenças entre cada categoria.
- Ensino Fundamental: para realizar o EJA fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos.
- Ensino Médio: para realizar o EJA médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.
Como funciona o EJA?
Como foi dito anteriormente, o EJA pode ser realizado em duas modalidades diferentes: presencial e EaD, sendo a primeira realizada com aulas em uma escola e a segunda com encontros periódicos.
Além disso, o EJA é dividido nos níveis de ensino, Fundamental e Médio:
EJA Ensino Fundamental
Para aqueles que precisam realizar a etapa referente ao período entre o 1º e 9º ano, as aulas levam uma média de dois anos. Nessa fase, as matérias ensinadas são: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, História, Geografia, Ciências e Educação Física.
EJA Ensino Médio
Já a etapa do Ensino Médio pode ser realizada em até 18 meses, sendo seis meses para cada ano. Porém, para realizar o EJA Ensino Médio é preciso ter o certificado do Fundamental. As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.
Qual é a diferença entre EJA, CEEJA e Encceja?
- EJA: Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos a Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade de estudo para aqueles que desejam terminar o Ensino Básico e não que conseguiram na idade adequada. Após o período de estudo, o aluno realiza as avaliações de certificação.
- CEEJA: sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, que tem o mesmo objetivo do EJA. Porém, nesse caso, a presença é mais flexível para que o estudante consiga adaptar as aulas à sua rotina. Por isso, a matrícula é feita por disciplina e o aluno recebe o material didático e um plano de estudos para que ele consiga acompanhar as aulas. Assim como no EJA, ao fim das aulas, o estudante realiza as avaliações obrigatórias para certificação
- Encceja: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada anualmente pelo governo federal para certificação do Ensino Básico. Nela, os candidatos são avaliados de acordo com a categoria escolhida durante a inscrição (Fundamental ou Médio). Clique aqui e veja tudo sobre o Encceja.
É possível eliminar matérias pelo Encceja? Sim! Caso você receba a nota necessária na prova, é possível cortar matérias no EJA e CEEJA. Além disso, caso você já tenha o certificado de algumas matérias, é possível realizar a inscrição do Encceja apenas nas faltantes.
Quem fez EJA pode fazer Enem? E faculdade?
Aqueles que completarem os estudos com EJA ou Encceja podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como têm direito à isenção da taxa de inscrição.
Com o resultado do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), além de concorrer em outros processos seletivos com a nota. O estudante que tiver o certificado de conclusão do Ensino Médio também pode realizar o vestibular para ingressar em faculdades e universidades.