Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

EJA: tudo o que você precisa saber sobre a Educação de Jovens e Adultos

por Isabela Giordan em 12/03/20

Você sabia que 52% dos brasileiros não possuem diploma do Ensino Médio? De acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgado em 2018 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas entre 25 e 64 anos não conseguiram terminar os estudos. 

O levantamento também apontou que entre as consequências do abandono escolar estão: complicações no mercado de trabalho, menores salários, assim como o baixo desenvolvimento das competências cognitivas, tais como, habilidades motoras, memória e atenção. 

Apesar dos dados desanimadores, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma opção para aqueles que desejam conquistar o certificado do Ensino Médio, mesmo após anos longe dos estudos. Veja tudo o que você precisa saber sobre o EJA:

eja

O que é o EJA?

Também conhecido como supletivo, o EJA é a modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. 

Ofertado nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD), essa é uma das opções para aqueles que desejam concluir o Ensino Básico.

Quem pode fazer o EJA?

Podem participar desse tipo de formação qualquer pessoa que não tenha terminado os estudos na idade apropriada. Porém, há algumas diferenças entre cada categoria.

  • Ensino Fundamental: para realizar o EJA fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos. 
  • Ensino Médio: para realizar o EJA médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter  concluído o Ensino Fundamental.

Como funciona o EJA?

Como foi dito anteriormente, o EJA pode ser realizado em duas modalidades diferentes: presencial e EaD, sendo a primeira realizada com aulas em uma escola e a segunda com encontros periódicos.

Além disso, o EJA é dividido nos níveis de ensino, Fundamental e Médio:

EJA Ensino Fundamental

Para aqueles que precisam realizar a etapa referente ao período entre o 1º e 9º ano, as aulas levam uma média de dois anos. Nessa fase, as matérias ensinadas são: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, História, Geografia, Ciências e Educação Física.

EJA Ensino Médio

Já a etapa do Ensino Médio pode ser realizada em até 18 meses, sendo seis meses para cada ano. Porém, para realizar o EJA Ensino Médio é preciso ter o certificado do Fundamental. As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Qual é a diferença entre EJA, CEEJA e Encceja?

  • EJA: Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos a Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade de estudo para aqueles que desejam terminar o Ensino Básico e não que conseguiram na idade adequada. Após o período de estudo, o aluno realiza as avaliações de certificação.
  • CEEJA: sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, que tem o mesmo objetivo do EJA. Porém, nesse caso, a presença é mais flexível para que o estudante consiga adaptar as aulas à sua rotina. Por isso, a matrícula é feita por disciplina e o aluno recebe o material didático e um plano de estudos para que ele consiga acompanhar as aulas. Assim como no EJA, ao fim das aulas, o estudante realiza as avaliações obrigatórias para certificação
  • Encceja: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada anualmente pelo governo federal para certificação do Ensino Básico. Nela, os candidatos são avaliados de acordo com a categoria escolhida durante a inscrição (Fundamental ou Médio). Clique aqui e veja tudo sobre o Encceja.
É possível eliminar matérias pelo Encceja? Sim! Caso você receba a nota necessária na prova, é possível cortar matérias no EJA e CEEJA. Além disso, caso você já tenha o certificado de algumas matérias, é possível realizar a inscrição do Encceja apenas nas faltantes.

Quem fez EJA pode fazer Enem? E faculdade?

Aqueles que completarem os estudos com EJA ou Encceja podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Com o resultado do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), além de concorrer em outros processos seletivos com a nota. O estudante que tiver o certificado de conclusão do Ensino Médio também pode realizar o vestibular para ingressar em faculdades e universidades.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54