Em diferentes contextos do cotidiano, precisamos nos referir a algo que esteja acima de algum objeto, superfície ou recinto específico. É aí que surge a clássica questão: encima ou em cima?
+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto
Se você também já se encontrou com essa dúvida, não se preocupe. Ela aflige os falantes da Língua Portuguesa há décadas. Ou melhor, afligia, já que reunimos as informações para acabar com essa questão de uma vez por todas. Confira.

Leia mais:
+ Há muito tempo ou a muito tempo? Veja qual é o certo
+ Bem vindo ou bem-vindo com hífen: qual é o certo?
Encima ou em cima?
Caso procure uma resposta eliminatória, em que uma está errada e outra certa, saiba que não é bem por aí. É importante definir que os dois termos estão corretos. Sim! Eles existem, mas são aplicados em situações distintas.
“ Em cima” é uma locução adverbial que expressa posição. É ela que utilizamos quando queremos expressar que algo está em um ponto específico, como nos exemplos abaixo:
“O livro está em cima da mesa, aguardando para ser lido”.
“O gato pulou em cima do telhado e agora não consegue descer”.
“Coloquei as chaves em cima da geladeira, para não perder”.
Já o “encima” é uma conjugação do verbo encimar, que trás o sentido de elevar. Trata-se de uma palavra pouco utilizada, mas pode estar presente em artigos específicos. Veja os exemplos abaixo:
“O escultor encimou a estátua na base cuidadosamente, ajustando-a para que ficasse perfeita”.
“O pedreiro encimou o bloco de concreto sobre a estrutura, elevando a construção”.
“A estrela dourada encima o topo da árvore de Natal, brilhando intensamente”.
Ambos os termos são homófonos. Ou seja, são escritos de formas diferentes, mas possuem a mesma pronúncia, surgindo, assim, a dúvida amplamente difundida.