Quais as principais mudanças no segundo dia de prova do Enem?
O Enem 2024 continua no próximo domingo, 10 de novembro, com o segundo dia de provas. Veja o que muda em relação ao primeiro dia do exame:
1. Áreas do conhecimento
No segundo dia, o foco muda para Ciências da Natureza e Matemática, com questões que testam os conhecimentos dos candidatos em biologia, física, química e matemática.
Isso contrasta com o primeiro domingo, que abordou temas de Ciências Humanas e Linguagens e incluiu a produção de uma redação dissertativa-argumentativa.
2. Duração da prova
Outro ponto importante é o tempo de prova: neste domingo, os candidatos terão cinco horas para responder às 90 questões. Esse período é 30 minutos mais curto do que o tempo oferecido no primeiro dia, pois não há redação para ser feita.
Apesar da redução, o horário de início da prova permanece o mesmo — 13h30, com encerramento às 18h30.
Veja também: Enem 2024: posso levar lápis para fazer os cálculos do 2º dia de provas?
+ O que revisar em Matemática para o Enem 2024?
O que acontece com quem perdeu o primeiro dia?
O Inep, responsável pelo Enem, permite a reaplicação do primeiro dia de provas para quem enfrentou problemas logísticos, como trânsito ou outros impedimentos, além de casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovados e previstos em edital.
Esses participantes devem realizar o segundo dia normalmente e solicitar a reaplicação do primeiro dia entre 11 e 15 de novembro na Página do Participante. Já aqueles que faltaram sem justificativa não terão o direito de refazer o exame e, embora recebam a nota das provas deste segundo dia, o resultado será apenas para autoavaliação e não poderá ser usado em seleções de ingresso no ensino superior.
Saiba mais: O que estudar para Química no Enem 2024?
+ Gabarite a prova de Ciências da Natureza do Enem 2024 com essas 5 dicas