Os portões do Enem 2025 foram fechados pontualmente às 13h, e quem chegou após esse horário não pode mais entrar para fazer a prova; a aplicação começa às 13h30.
Candidatos que faltaram por motivo logístico previsto no edital podem pedir reaplicação, mas quem se atrasou só poderá participar novamente no Enem 2026.
No primeiro dia, a prova dura 5h30 e termina às 19h; no segundo dia (16/11), a duração é de 5h, com término às 18h30.
Entenda melhor abaixo!
Os portões dos locais de prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram fechados pontualmente às 13h neste domingo (9). A partir de agora, não é mais possível entrar nos locais de prova do Enem.
Os portões de acesso aos locais de aplicação foram abertos às 12h e era possível entrar no local até às 13h. A aplicação das provas inicia-se às 13h30, no horário de Brasília.
Nesta edição, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova que permite o ingresso em diversas universidades e faculdades de todo o Brasil e até mesmo no exterior.
Portões do local de prova do Enem sendo fechados. Foto: José Cruz/Agência Brasil
O que acontece se um candidato chegar atrasado ao local da prova do Enem?
Quem chegar atrasado ao local da prova do Enem não poderá entrar na sala de aplicação em nenhuma hipótese. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é rigoroso com o cumprimento dos horários, e os portões são fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília).
No entanto, se o candidato não compareceu por um motivo previsto no edital, como problemas logísticos ou situações de emergência comprovadas, é possível solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito entre os dias 17 e 21 de novembro pela Página do Participante.
Mesmo que o estudante tenha perdido o primeiro dia de aplicação, o edital orienta que ele compareça normalmente no segundo dia de prova, para não perder a oportunidade de participar das avaliações restantes.
Já quem chegou atrasado e perdeu o exame por responsabilidade própria não poderá pedir reaplicação. Nesse caso, será necessário aguardar o Enem 2026 para realizar a prova novamente.
Quantas horas dura a prova do Enem 2025?
Neste primeiro dia, os participantes terão cinco horas e meia (5h30) para responder às provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de fazera redação.
Assim, o primeiro dia de prova do Enem 2025 se encerra às 19h. Candidatos que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderão permanecer na sala até às 20h.
Já no segundo dia de provas do Enem 2025, que será aplicado em 16 de novembro, por não ter redação, os participantes terão cinco horas (5h) para concluir o exame e a prova termina às 18h30.
Nesse dia, são aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, que abrangem as disciplinas de Química, Física e Biologia.
É importante ficar atento aos horários para evitar atrasos, já que o Enem não permite a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.
Gabarito extraoficial do Enem: acesse logo depois da prova
A Quero Bolsa, em parceria com o Curso Anglo, irá disponibilizar o gabarito extraoficial do Enem 2025 ao fim da prova, tanto no primeiro quanto no segundo dia.
Para conferir o gabarito e saber quantas questões acertou, basta acessar abaixo:
Existem várias outras formas de começar uma faculdade hoje em dia que vão além da nota no exame.
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos, em milhares de universidades brasileiras parceiras. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo: