
Quando abre o Sisu 2026? Veja cronograma e novidades
Juliana Gottardi | 23/12/25Uma novidade dessa edição é que o sistema aceitará notas do Enem de 2023, 2024 e 2025
Em resumo:
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegou e, como acontece todos os anos, é esperado que alguns candidatos percam a aplicação.
A boa notícia é que o Inep prevê uma saída para esses casos: a reaplicação do Enem. O procedimento permite que o candidato solicite uma nova data para fazer o exame, desde que o motivo esteja dentro das regras estabelecidas no edital.
A seguir, saiba quem tem direito à reaplicação, como fazer o pedido e qual é o prazo para enviar a solicitação.

De acordo com o edital do Enem, podem solicitar a reaplicação os participantes que perderam a prova em decorrência de problemas logísticos ou de saúde.
Entre as situações aceitas estão:
Em todos os casos, o estudante deve submeter a sua solicitação para o Inep, apresentando documentos que comprovem o ocorrido. O órgão avaliará cada caso e emitirá o parecer final.
O prazo para pedir a reaplicação do Enem 2025 começa no dia 17 de novembro e vai até dia 21 de novembro, segundo o cronograma oficial.
Já para candidatos lotados em Belém, Ananindeua e Marituba, que realizarão a prova nos dias 30 e 7 de novembro em razão da COP3, o prazo para pedir a reaplicação vai de 8 a 12 de dezembro.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, mediante login com CPF e senha do Gov.br.
Para solicitar a reaplicação, siga as seguintes etapas:
O resultado do pedido será divulgado na própria Página do Participante.
Os candidatos que tiverem as suas solicitações aceitas, deverão realizar a reaplicação do Enem 2025 nos dias 16 de novembro e 17 de dezembro de 2025.
As provas seguem o mesmo formato da aplicação regular, com quatro áreas de conhecimento e redação dissertativo-argumentativa.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.