Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Enem: dificuldade e ansiedade até o dia do exame

Saiba como foi a experiência do nosso Guia da Faculdade quando foi prestar o Enem

Quando eu estava no final do Ensino Médio os meus professores já me “enchiam” de informações importantes e que me deixava bem inseguro, ansioso e até com medo desse famoso Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A gente ouvia aquelas dicas mais clichês:

– Estude para a redação, é a maior nota;

– Leiam bastante para a interpretação de textos;

– Leve água, chocolate ou biscoito para comer;

– Faça a redação, depois as questões objetivas. Se não souber alguma, deixe para depois…

Essas dicas foram bem importantes, mas nada se compara à ansiedade que durou até o dia da prova. E, quando eu menos esperava, esse dia chegou!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

 Qual foi a minha maior dificuldade no Enem?

Além do nervosismo, eu tive que lidar com outro problema: o Enem não era (e até hoje não é) realizado na minha cidade e, por esse motivo, eu tive que me deslocar para outra cidade para poder realizar o exame. Esses dias foram praticamente uma plataforma: esperar o ônibus, ir em pé na viagem e caminhar até chegar à escola onde aconteceria a prova. Eu já cheguei lá exausto, cansado dessa viagem!

Apesar da ansiedade continuar ao meu lado, mas, ao olhar ao redor, via as pessoas na mesma situação que eu: roendo unhas e ansiosos com a prova do primeiro dia.  E isso continuou até a final do horário de entrada, quando o sinal toca informando que deveríamos ir até a sala onde as provas seriam aplicadas.

Saiba mais: 7 sites para estudar de graça para o Enem 2017

Apesar de todas as dificuldades para realizar a prova, a melhor parte é ao final. Quando tudo acabou e podemos conversar com os colegas, descobrir como eles responderam as questões, se gostaram do tema da redação, entre outras questões que nos ajudam a acalmar. Dessa forma, vamos nos conformando e acreditando que fizemos uma boa prova (quer dizer, isso quando as nossas respostas batem com as respostas de outros candidatos).

Além disso, é só depois da prova que sabemos das histórias engraçadas. Por exemplo, um amigo meu marcou no caderno de resposta a opção ausente, quando na verdade ele estava ali realizando a prova. Que coisa, não é mesmo? Bom, isso é o Enem, uma mistura de diversão, ansiedade e dificuldades, mas que faz parte da vida de todo estudante.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações