Como candidato do Enem, posso dizer que tive algumas experiências marcantes com a prova. Achei interessante compartilhá-las, porque elas podem poupar muita dor de cabeça e ajudar na conquista de uma boa nota no Enem 2017.
Confira a seguir quais foram os meus maiores erros nessa prova que vem se tornando sinônimo de ingresso no Ensino Superior brasileiro:
-
Perder a hora
Chegar atrasado pode ser considerado um erro clássico. Você sabe o motivo disso acontecer com tanta frequência? Simplesmente porque muita gente subestima o trânsito. São várias pessoas indo fazer a prova, por isso podem existir alguns atrasos em transportes públicos e engarrafamentos em vários pontos da cidade. Além disso, a prova começa em um horário complicado em grandes centros urbanos. Mesmo saindo de casa cedo, você pode ser surpreendido por algum imprevisto.
Eu perdi uma prova do Enem exatamente assim. Calculei que se eu saísse de casa 11h50min chegaria numa boa às 12h30 no centro da cidade, onde era o meu local de prova no Rio de Janeiro. A distância era de 4,6 km, ou seja, teria quarenta minutos para fazer um pequeno trajeto e mais 30 para chegar ao local com tranquilidade. O ônibus que eu deveria pegar passou mais cedo. Tive que esperar o próximo, que se atrasou. Quando finalmente peguei o ônibus, a demora foi grande porque ele parou em todos os pontos para pegar vários passageiros, inclusive estudantes que iriam fazer a prova. Quando cheguei ao centro, já era tarde. Perdi a prova por poucos minutos.
Minha recomendação: Organize-se para chegar ao local de prova com antecedência. Chegue por volta de 12h se a prova começa às 13h. Adiante tudo que você precisa fazer neste dia. Se possível, almoce em um local próximo do lugar em que fará a prova do Enem 2017. É melhor esperar tranquilo do que passar apuro acompanhando cada segundo no relógio.
2. Preencher a prova errada
Em 2011, quando concluí o Ensino Médio, decidi fazer o meu primeiro Enem. Acredito que esse foi o melhor ano para fazer a prova, porque eu tinha estudado muito. No segundo dia, esqueci de marcar a cor da prova. Lembro até hoje que ela era a azul. Por causa desse esquecimento, essa prova foi cancelada.
Minha recomendação: Para não deixar que um erro bobo prejudique toda sua prova, assim que você receber o caderno de questões, preencha as informações solicitadas. Leia cada item das instruções com bastante atenção. Verifique mais de uma vez se as informações foram preenchidas corretamente.
3. Não organizar o tempo de forma adequada
Sei que a Redação é uma parte importante da prova do Enem, por isso é indicado que se tenha agilidade também na produção de texto. A minha experiência acabou não sendo muito positiva quando fui fazer a minha Redação. Perdi muito tempo para escrever e ainda deixei algumas questões sem responder justamente pela falta de tempo.
Minha recomendação: Treine a estrutura da Redação. Dessa forma, você só precisará desenvolver o tema com os parágrafos. Entenda melhor as competências que serão avaliadas. Assim, você pode ganhar tempo e planejar melhor seu tempo para resolver o restante da prova.
E você? Já passou por alguma experiência no Enem parecida que gostaria de compartilhar nos comentários? Como você está se preparando para o Enem 2017?