Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem 2017: 3 erros que cometi e que podem servir de lição

por Wellington Duarte em 25/08/17 3 mil visualizações

Como candidato do Enem, posso dizer que tive algumas experiências marcantes com a prova. Achei interessante compartilhá-las, porque elas podem poupar muita dor de cabeça e ajudar na conquista de uma boa nota no Enem 2017.

Confira a seguir quais foram os meus maiores erros nessa prova que vem se tornando sinônimo de ingresso no Ensino Superior brasileiro:

  1.  Perder a hora

    Chegar atrasado pode ser considerado um erro clássico. Você sabe o motivo disso acontecer com tanta frequência? Simplesmente porque muita gente subestima o trânsito. São várias pessoas indo fazer a prova, por isso podem existir alguns atrasos em transportes públicos e engarrafamentos em vários pontos da cidade. Além disso, a prova começa em um horário complicado em grandes centros urbanos. Mesmo saindo de casa cedo, você pode ser surpreendido por algum imprevisto.

    Eu perdi uma prova do Enem exatamente assim. Calculei que se eu saísse de casa 11h50min chegaria numa boa às 12h30 no centro da cidade, onde era o meu local de prova no Rio de Janeiro. A distância era de 4,6 km, ou seja, teria quarenta minutos para fazer um pequeno trajeto e mais 30 para chegar ao local com tranquilidade. O ônibus que eu deveria pegar passou mais cedo. Tive que esperar o próximo, que se atrasou. Quando finalmente peguei o ônibus, a demora foi grande porque ele parou em todos os pontos para pegar vários passageiros, inclusive estudantes que iriam fazer a prova. Quando cheguei ao centro, já era tarde. Perdi a prova por poucos minutos.

Minha recomendação: Organize-se para chegar ao local de prova com antecedência. Chegue por volta de 12h se a prova começa às 13h. Adiante tudo que você precisa fazer neste dia. Se possível, almoce em um local próximo do lugar em que fará a prova do Enem 2017. É melhor esperar tranquilo do que passar apuro acompanhando cada segundo no relógio.

2.  Preencher a prova errada

Em 2011, quando concluí o Ensino Médio, decidi fazer o meu primeiro Enem. Acredito que esse foi o melhor ano para fazer a prova, porque eu tinha estudado muito. No segundo dia, esqueci de marcar a cor da prova. Lembro até hoje que ela era a azul. Por causa desse esquecimento, essa prova foi cancelada.

Minha recomendação: Para não deixar que um erro bobo prejudique toda sua prova, assim que você receber o caderno de questões, preencha as informações solicitadas. Leia cada item das instruções com bastante atenção. Verifique mais de uma vez se as informações foram preenchidas corretamente.

3.  Não organizar o tempo de forma adequada

Sei que a Redação é uma parte importante da prova do Enem, por isso é indicado que se tenha agilidade também na produção de texto. A minha experiência acabou não sendo muito positiva quando fui fazer a minha Redação. Perdi muito tempo para escrever e ainda deixei algumas questões sem responder justamente pela falta de tempo.

Minha recomendação: Treine a estrutura da Redação. Dessa forma, você só precisará desenvolver o tema com os parágrafos. Entenda melhor as competências que serão avaliadas. Assim, você pode ganhar tempo e planejar melhor seu tempo para resolver o restante da prova.

E você? Já passou por alguma experiência no Enem parecida que gostaria de compartilhar nos comentários? Como você está se preparando para o Enem 2017?


 


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54