“É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano
[…] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, afirmou Weintraub.
Também na sexta-feira, a justiça determinou que as datas do calendário do Enem 2020 sejam readequadas. A primeira medida imposta foi a ampliação por mais 15 dias do prazo para que estudantes possam pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Inicialmente o prazo estava agendado até o dia 17 de abril.
O Enem Digital
O Enem Digital será realizado pela primeira vez na história em 2020 e poderá ter a inscrição de 100 mil candidatos. O exame será aplicado em 60 cidades de 18 estados brasileiros.
De acordo com o MEC, a proposta é que, a partir de 2026, a prova em papel seja extinta e todos os estudantes realizem a prova virtualmente.
Quem pode se inscrever no Enem 2020?
O último edital divulgado pelo MEC diz que podem se inscrever no Enem todos os candidatos interessados em utilizar a nota para ingressar no Ensino Superior, seja por meio do Sisu, Prouni e Fies ou de vestibulares de instituições privadas, ou para testar seu conhecimento.
Veja o edital completo do Enem Digital 2020
Menores de 18 anos e que não estão no último ano do Ensino Médio, não poderão utilizar o seu resultado nos programas do governo.
Ainda segundo o edital, as inscrições para o Enem poderão ser realizadas entre os dias 11 e 22 de maio, mas também devem sofrer alterações. O valor da inscrição é de R$ 85.