Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Enfermagem na UnB: saiba como é o curso

por Hans Moura em 20/06/17 1,8 mil visualizações

Thábata Mendes já compartilhou aqui na Revista Quero sua história com relação à preparação para o vestibular. Atualmente, ela cursa Enfermagem na Universidade de Brasília (UnB). Hoje, ela conta para gente a sua experiência com o curso.

A graduação

O curso de Enfermagem possui em média uma duração de oito semestres (quatro anos). Na UnB, ele dura 10 semestres (cinco anos). Thábata está no quinto semestre.

O campus Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB oferece seis cursos na área da saúde: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

A Faculdade de Ciências da Saúde da UnB busca relacionar a teoria e a prática das matérias que compõem sua grade curricular. Na disciplina de Integração aos Cenários da Prática 1, os estudantes colocam em prática nos Centros de Saúde do Distrito Federal tudo o que aprenderam em sala de aula. Esse método proporciona aos estudantes uma formação bastante ampla.

“Sempre gostei da área da saúde e de lidar com pessoas. Hoje em dia, eu me sinto 100% satisfeita com o meu curso”, comenta.

O dia a dia na faculdade

“No primeiro dia de aula, não teve aula! (risos). Houve uma palestra com os alunos veteranos para explicar o curso para os novatos. Depois fomos para a recepção dos calouros, no campus Darcy Ribeiro”, disse.

Thábata se considera uma boa aluna, pois é uma pessoa empenhada e comprometida. “Sempre participo das atividades acadêmicas do meu curso, além dos trabalhos, projetos, palestras, congressos, cursos e pesquisas científicas”, conta.

Thábata se preparando para as aulas práticas no Posto de Saúde 7 de Ceilândia


As matérias que são estudadas em peso no curso são: anatomia, bioquímica, fisiologia, citologia e farmacologia, além de matérias relacionadas à Administração, Sociologia e Psicologia. O estudante aprende a manipular vários tipos de materiais, como o esfignomomanômetro, o estetoscópio, o termômetro e o garrote.

Mercado de trabalho

Segundo a estudante, o mercado de trabalho nessa área no País está muito favorável e possui um piso salarial relativamente bom no serviço público. “Nos centros urbanos, vemos uma concorrência maior com mais profissionais recém-formados. A especialização acaba sendo um diferencial. Já no Nordeste do País, principalmente no interior, há uma carência muito grande de enfermeiros. Acredito que o mercado de trabalho é bem positivo para área. Dificilmente faltará trabalho”, conclui a estudante.

Os profissionais podem trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas, centros de estética, no serviço público como o Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde e, até mesmo em casas, como enfermeiro domiciliar ou homecare. Também podem atuar no campo da saúde coletiva na prevenção de doenças e trabalhos educativos em comunidades.

O enfermeiro trabalha com equipes de profissionais de várias áreas da saúde para manter, promover e restabelecer o bem-estar das pessoas. Ele indica como deve ser a conduta da equipe de enfermagem e colhe informações sobre o quadro dos pacientes. A higienização e a administração dos medicamentos, curativos e alimentos que são
consumidos no local de trabalho também fazem parte de suas responsabilidades.

Dicas da Thábata para quem deseja cursar Enfermagem

"Enfermagem é um curso ótimo. Ele proporciona experiências incríveis, mas muitas vezes você também vai sentir dificuldade em alguma coisa, o que é normal em todos os cursos. Se você realmente se identificar com a área e quiser lidar com pessoas, o que nem sempre é fácil, o curso valerá muito a pena. Tudo que você faz e gosta trará bons resultados. Faça um teste vocacional primeiramente. Pesquise sobre a área e, se você realmente sentir que é o que você quer, vá em frente!



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54