Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Como saber se sou de Exatas, Humanas, Biológicas ou da área Artística?

por Patrícia Carvalho em 27/08/20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), classifica as diversas especialidades em oito áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Porém, o uso dos termos Exatas, HumanasBiológicas e Artísticas é mais recorrente para agrupar cursos de graduação e profissões no senso comum. Essa classificação não está incorreta, contudo, é mais generalista. 

Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal

Dentre essas quatro opções, é comum que as pessoas que vivenciam o processo de escolha profissional tenham dúvidas sobre qual delas é a melhor para si. Para esclarecê-las, a Revista Quero conversou com a orientadora profissional e membra da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), Rafaela Brissac.

ilustração de áreas do conhecimento

Quais são as características de cada área?

A orientadora profissional descreve as quatro áreas do conhecimento da seguinte forma:

  • Ciências Exatas: reúne cursos que envolvem o raciocínio lógico;
  • Ciências Humanas: agrupa cursos que estão voltados para a compreensão do ser humano e dos processos históricos, filosóficos e comportamentais dos indivíduos;
  • Ciências Biológicas: conta com cursos voltados ao conhecimento e compreensão das ciências da vida, dos organismos vivos, incluindo os seres humanos, animais e vegetais;
  • Artes: engloba cursos que se dedicam a diferentes formas de expressão de sentimentos e ideias por meio de linguagens artísticas. 

Para que essas definições auxiliem no processo de escolha, Brissac ressalta que elas devem estar relacionadas com o conhecimento que o indivíduo possui sobre suas características, valores, habilidades e interesses.

No entanto, de acordo com a orientadora, mais importante do que saber as definições de cada área é compreender o dia a dia do trabalho desenvolvido por profissionais de cada área. "Muitas vezes o jovem se limita a conhecer a grade curricular dos cursos que tem interesse em fazer, no entanto, eu costumo dizer que o curso em si 'tem data para acabar'. Considerando o curso mais longo, você irá passar seis anos na graduação e outros trinta anos trabalhando. Sendo assim, entender melhor o trabalho que o indivíduo poderá desenvolver após estar formado em algum curso de graduação se mostra como uma informação muito mais relevante para o processo de tomada de decisão", explica.

Como saber se sou da área de Exatas, Humanas, Biológicas ou de Artes?

Segundo Brissac, o interesse e o grau de motivação para exercer um trabalho são os principais fatores a serem levados em consideração no momento de escolha por uma área. 

"Se você tem muito interesse, por exemplo, em desenhar, fazer animações, por mais que você não tenha tanta habilidade para o desenho, é possível que o seu grau de interesse sendo alto te leve a desenvolver essa habilidade. É a motivação que impulsiona o desenvolvimento de habilidades. Já o contrário não é verdadeiro! O fato de eu ter habilidade em uma determinada atividade não significa que eu me sentirei motivado para desempenhá-la por várias horas por dia. Sendo assim, dentro dos vários aspectos que precisam ser considerados no momento da escolha profissional, o interesse pode ser visto como o mais importante", esclarece Brissac.

Para aqueles que sentem dificuldades no momento de realizar a escolha, ela também recomenda a orientação profissional. No site da ABOP há uma lista com indicações ser serviços no Brasil, além do cadastro de orientadores profissionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Rafaela Brissac é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui experiência no atendimento individual e grupal a adolescentes e jovens adultos que buscam auxílio para a decisão de carreira. Também ministra cursos de Orientação Profissional. Para mais informações, acesse o site da orientadora.

Leia também: 
Orientação Profissional: como ter certeza se eu escolhi a profissão certa?

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54