No último 7 de maio, o palestrante convidado da Faculdade do Estado do Maranhão (Facem) foi o advogado e assessor da Assessoria de Licitações e Controle (ALC) e (Comissão Central de Licitação (CCL), Werner Bauer.
Bauer nos esclareceu sobre procedimentos de compra da Administração Pública e explicou que esta, ao comprar algum bem ou contratar algum serviço, precisa seguir um rito processual, que pode ser o da licitação, dispensa ou inexigibilidade.
Foto: Reprodução/CCLMA
Explicou que essas compras e contratações movimentam fortemente a economia, promovem o aumento da arrecadação local, geram renda à sociedade, emprego e melhorias na qualidade de vida dos que são beneficiados direta ou indiretamente das compras públicas.
Formas de compras do Estado
– Licitação
Bauer exemplificou e explicou que a licitação é o procedimento obrigatório na maioria das vezes, pois é o meio do qual a Administração Pública realiza suas compras ou contrata seus serviços ou obras. Mencionou a Lei 8.666/1993 – Lei Geral de Licitações e Contratos -, que disciplina as licitações públicas no Brasil e também o Art. 37,§XXI da Constituição Federal.
Informou que o procedimento licitatório tem o objetivo de fazer o ente público selecionar a proposta mais vantajosa, através de concorrência igualitária entre todos os participantes.
– Dispensa e Inexigibilidade
O palestrante também abordou que a casos em que a licitação é dispensável ou inexigível. Nesses casos, a Administração Pública poderá comprar bens ou contratar serviços sem precisar fazer uso do processo formal licitatório. Serão utilizados procedimentos mais simplificados, suas formas e hipóteses estão disciplinadas na Lei Geral de Licitações 8.666/93 em seus Artigos 24 e 25.
Como ocorre uma licitação
O palestrante ainda nos explicou que uma licitação tem início através de uma necessidade da Administração Pública em adquirir algum bem, serviço ou realizar alguma obra. Em vista disso, a Administração planeja-se para saber como comprar e contratar. Esse período é conhecido comoFase Interna da Licitação.
Após a elaboração de todos os atos, publica-se o edital de licitação e daí em diante tem início aFase Externa. Nesta fase ocorrem os pedidos de esclarecimentos por parte dos interessados ou até mesmo a impugnação do edital. Tais esclarecimentos são feitos para dirimir quaisquer dúvidas referentes a cláusulas ou condição do edital que não tenha ficado claro.
O edital nada mais é do que a lei interna que rege o processo licitatório, nele está presente tudo que o licitante deve saber antes de concorrer em uma licitação.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Tendo havido todos os esclarecimentos, ocorre afase de habilitação e competição, em seguida ocorre a contratação de quem conseguiu sair vencedor do certame ou disputa. Nafase de contratação,a empresa vencedora deverá executar o contrato e a Administração Pública fica responsável por fiscalizar a execução.
Bauer informou que 90% dos procedimentos de licitação são feitos por meio do pregão e que este pode ser presencial ou não presencial. O presencial somente é destinado para participaçãode ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) e MEI (Microempreendedor Individual).
Por fim, o palestrante abriu espaço para perguntas da plateia e encerrou sua apresentação.Mais uma vez, parabéns à Facem pela iniciativa e por proporcionar aos alunos um maior ganho de conhecimentos.