Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Facem oferece palestra sobre o mercado das contas públicas

por Daniel Braz em 30/05/18 110 visualizações

No último 7 de maio, o palestrante convidado da Faculdade do Estado do Maranhão (Facem) foi o advogado e assessor da Assessoria de Licitações e Controle (ALC) e (Comissão Central de Licitação (CCL), Werner Bauer.

Bauer nos esclareceu sobre procedimentos de compra da Administração Pública e explicou que esta, ao comprar algum bem ou contratar algum serviço, precisa seguir um rito processual, que pode ser o da licitação, dispensa ou inexigibilidade.

Foto: Reprodução/CCLMA

Explicou que essas compras e contratações movimentam fortemente a economia, promovem o aumento da arrecadação local, geram renda à sociedade, emprego e melhorias na qualidade de vida dos que são beneficiados direta ou indiretamente das compras públicas.

Formas de compras do Estado

- Licitação

Bauer exemplificou e explicou que a licitação é o procedimento obrigatório na maioria das vezes, pois é o meio do qual a Administração Pública realiza suas compras ou contrata seus serviços ou obras. Mencionou a Lei 8.666/1993 – Lei Geral de Licitações e Contratos -, que disciplina as licitações públicas no Brasil e também o Art. 37, § XXI da Constituição Federal.

Informou que o procedimento licitatório tem o objetivo de fazer o ente público selecionar a proposta mais vantajosa, através de concorrência igualitária entre todos os participantes.

- Dispensa e Inexigibilidade

O palestrante também abordou que a casos em que a licitação é dispensável ou inexigível. Nesses casos, a Administração Pública poderá comprar bens ou contratar serviços sem precisar fazer uso do processo formal licitatório. Serão utilizados procedimentos mais simplificados, suas formas e hipóteses estão disciplinadas na Lei Geral de Licitações 8.666/93 em seus Artigos 24 e 25.

Como ocorre uma licitação

O palestrante ainda nos explicou que uma licitação tem início através de uma necessidade da Administração Pública em adquirir algum bem, serviço ou realizar alguma obra. Em vista disso, a Administração planeja-se para saber como comprar e contratar. Esse período é conhecido como Fase Interna da Licitação.

Após a elaboração de todos os atos, publica-se o edital de licitação e daí em diante tem início a Fase Externa. Nesta fase ocorrem os pedidos de esclarecimentos por parte dos interessados ou até mesmo a impugnação do edital. Tais esclarecimentos são feitos para dirimir quaisquer dúvidas referentes a cláusulas ou condição do edital que não tenha ficado claro.

O edital nada mais é do que a lei interna que rege o processo licitatório, nele está presente tudo que o licitante deve saber antes de concorrer em uma licitação.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tendo havido todos os esclarecimentos, ocorre a fase de habilitação e competição, em seguida ocorre a contratação de quem conseguiu sair vencedor do certame ou disputa. Na fase de contratação, a empresa vencedora deverá executar o contrato e a Administração Pública fica responsável por fiscalizar a execução.

Bauer informou que 90% dos procedimentos de licitação são feitos por meio do pregão e que este pode ser presencial ou não presencial. O presencial somente é destinado para participação de ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) e MEI (Microempreendedor Individual).

Por fim, o palestrante abriu espaço para perguntas da plateia e encerrou sua apresentação.Mais uma vez, parabéns à Facem pela iniciativa e por proporcionar aos alunos um maior ganho de conhecimentos.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54