Quem pode participar do Prouni
Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, integralmente em escolas da rede pública de ensino ou como bolsista integral de uma escola da rede particular, e tenham realizado a última prova do Enem nos últimos dois anos, neste caso, 2021 ou 2022. Além disso, o estudante precisa ter obtido mais de 450 pontos como média do Enem e não ter zerado a redação.
A renda mensal dos candidatos a uma das bolsas integrais oferecidas pelo programa federal precisa ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar. Aqueles com renda individual familiar de até 3 salários mínimos podem concorrer a uma das bolsas parciais do programa.
Como participar do Prouni
Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso comprovar que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que a compõem, seja de até três salários mínimos. Além disso, é preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de ser chamado.
Veja: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
Pelo Fies
Outra opção para quem não pode pagar a faculdade agora é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O Fies é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduaçãoa preços abaixo do mercado. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo, com as devidas correções, em parcelas mensais que podem durar alguns anos.
Veja mais: Como funciona o Fies
+ Fies ainda vale a pena?
Quem pode participar do Fies
Para fazer a inscrição no Fies, é preciso ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010; ter média igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação no Enem; e ter uma renda per capita de até três salários mínimos (modalidade I) e de até cinco salários mínimos (modalidade II e III).
Como participar do Fies
Para se inscrever no programa, é preciso fazer uma inscrição por meio da internet.Geralmente, as inscrições para o Fies são realizadas anualmente em dois momentos: no início e no meio do ano. Em um primeiro momento, é feita uma pré-seleção. Se a pessoa for aprovada, precisa contratar o financiamento posteriormente.