Faculdade gratuita: como cursar uma faculdade privada sem pagar nada
Confira três formas de conseguir descontos e bolsas de estudo integrais para poder fazer faculdade gratuita, mesmo em instituições particulares de ensino superior
Atualizado em 08/03/203.
Cursar uma faculdade sem pagar pelas mensalidades é o sonho de todo estudante. Isso porque, apesar dos avanços que têm aumentando o número de oportunidades de acesso ao ensino superior de maneira gratuita, os valores mensais necessários para cursar uma graduação no Brasil ainda são longe da realidade de muitos brasileiros.
Com alguns cursos tendo mensalidades a partir de 400$, é possível que, se o estudante quiser cursar Medicina, o valor mensal do curso ultrapasse R$ 10 mil reais.
Se você tem vontade de fazer faculdade e está aí paradão porque acha que não tem dinheiro para pagar, se liga aqui nessas dicas! Listamos três formas de fazer uma faculdade gratuitamente, confira.
Como fazer faculdade particular de graça?
Nas últimas décadas, diversos programas governamentais, como o Prouni e o Fies, aumentaram a possibilidade de fazer faculdade particular totalmente de graça. Esses programas permitem que o aluno curse a graduação com bolsas de estudo de até 100% ou financie os custos da faculdade, pagando as mensalidades após concluir sua formação.
Pelo Prouni
A primeira dica para quem quer fazer uma faculdade gratuitamente é o Prouni (Programa Universidade para Todos). Esse é o programa de bolsas de estudo do Governo Federal em faculdades privadas. Por meio do Prouni, são oferecidas bolsas de 50% a 100%, com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda familiar per capita.
Quem pode participar do Prouni
Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, integralmente em escolas da rede pública de ensino ou como bolsista integral de uma escola da rede particular, e tenham realizado a última prova do Enem nos últimos dois anos, neste caso, 2021 ou 2022. Além disso, o estudante precisa ter obtido mais de 450 pontos como média do Enem e não ter zerado a redação.
A renda mensal dos candidatos a uma das bolsas integrais oferecidas pelo programa federal precisa ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar. Aqueles com renda individual familiar de até 3 salários mínimos podem concorrer a uma das bolsas parciais do programa.
Como participar do Prouni
Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso comprovar que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que a compõem, seja de até três salários mínimos. Além disso, é preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de ser chamado.
Veja: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
Pelo Fies
Outra opção para quem não pode pagar a faculdade agora é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O Fies é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação a preços abaixo do mercado. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo, com as devidas correções, em parcelas mensais que podem durar alguns anos.
Veja mais: Como funciona o Fies
+ Fies ainda vale a pena?
Quem pode participar do Fies
Para fazer a inscrição no Fies, é preciso ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010; ter média igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação no Enem; e ter uma renda per capita de até três salários mínimos (modalidade I) e de até cinco salários mínimos (modalidade II e III).
Como participar do Fies
Para se inscrever no programa, é preciso fazer uma inscrição por meio da internet. Geralmente, as inscrições para o Fies são realizadas anualmente em dois momentos: no início e no meio do ano. Em um primeiro momento, é feita uma pré-seleção. Se a pessoa for aprovada, precisa contratar o financiamento posteriormente.
Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Para quem se interessa pela área da Educação, uma alternativa é o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Criado em 2005, a UAB é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância.
A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. Para mais informações, os interessados podem consultar o site do programa.
Quero Pontos
Para quem já faz faculdade, sendo ou não Aluno Quero (estudantes que estudam com bolsa de estudos do Quero Bolsa), uma forma de deixar sua mensalidade ainda mais barata ou, até mesmo, de graça é o programa de indicação Quero Pontos. No programa, você indica o Quero Bolsa para amigos e tem sua mensalidade paga.
Para participar é só acessar o site do Quero Pontos e preencher as informações sobre seu curso superior. Quanto mais amigos indicados para o Quero Bolsa ou para deixar avaliações no site, mais pontos. Depois é só acompanhar sua pontuação no extrato de pontos e trocar pelo pagamento das mensalidades da sua faculdade.
Como fazer faculdade EaD totalmente gratuita?
Para aqueles interessados nos cursos ministrados na modalidade de Ensino a distância (EaD), é possível encontrar opções gratuitas ou pagando muito pouco. Na Universidade Virtual de Estado de São Paulo (Univesp), o aluno cursa uma das opções dos cursos a distância oferecidos pela instituição sem desembolsar nada para isso.
Além da Univesp, existem outras universidades públicas estaduais e federais que oferecem alguns cursos a distância, selecionando os alunos por meio do vestibular da faculdade ou pelos sistemas de seleção unificados.
No entanto, a maioria dos cursos de graduação EaD são oferecidos por instituições privadas. Nelas existem algumas opções de bolsas de estudo que cobrem 100% das mensalidades, por meio do Prouni, por exemplo. Nesse caso o caminho para conseguir uma bolsa integral é igual ao da graduação presencial.
Também vale a pena conferir o portal das instituições de seu interesse, já que, em alguns casos, existem programas próprios de bolsas para os mais bem colocados no vestibular próprio.
Cabe ressaltar também que, assim como no caso dos cursos presenciais, as bolsas de estudo oferecidas pelo Quero Bolsa, na grande maioria do caso, também se aplicam aos cursos ministrados a distância. São muitas opções de formações nessa modalidade que você pode cursar sem sair de casa e pagando bem pouco.
Como fazer faculdade com desconto?
Caso você não tenha ido bem no Enem ou não fez a prova, ainda é possível estudar pagando menos. O Quero Bolsa é um site que oferece vagas com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo o País. Você pode garantir sua vaga agora mesmo. Afinal, quanto antes você começar, mais rápido você pode conseguir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho, não é mesmo?
No Quero Bolsa, você ainda pode consultar várias informações sobre as faculdades e os cursos que você precisa para comparar e fazer a melhor escolha para a sua carreira. Veja algumas faculdades parceiras que oferecem vagas com até 75% de desconto:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, o site também oferece um Teste Vocacional gratuito.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Gostou das dicas? Quer economizar uma grana? Ajude os amigos também, compartilhe esta matéria e viralize estas dicas com eles! 😉