Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Faculdade gratuita: como cursar uma faculdade privada sem pagar nada

por Adriana Nakamura em 05/07/17 74 mil visualizações

Atualizado em 28/02/20.

Se você tem vontade de fazer faculdade e está aí paradão porque acha que não tem dinheiro para pagar, se liga aqui nessas dicas! Listamos três formas de fazer uma faculdade gratuitamente, confira.

faculdade gratuita
Se eu não tiver mais que pagar a faculdade, vai sobrar muito dinheiro para as brusinhas

Prouni

A primeira dica para quem quer fazer uma faculdade gratuitamente é o Prouni (Programa Universidade para Todos). Esse é o programa de bolsas de estudo do Governo Federal em faculdades privadas. Por meio do Prouni, são oferecidas bolsas de 50% a 100%, com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda familiar per capita.

Quem pode participar do Prouni

Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e tenham realizado a última prova do Enem.

Como participar do Prouni

Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso comprovar que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que a compõem, seja de até três salários mínimos. Além disso, é preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de ser chamado.

Veja: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Fies

Outra opção para quem não pode pagar a faculdade agora é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O Fies é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação a preços abaixo do mercado.  Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

Veja mais: Como funciona o Fies
Fies ainda vale a pena?

Quem pode participar do Fies

Para fazer a inscrição no Fies, é preciso ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010; ter média igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação no Enem; e ter uma renda per capita de até três salários mínimos (modalidade I) e de até cinco salários mínimos (modalidade II e III).

Como participar do Fies

Para se inscrever no programa, é preciso fazer uma inscrição por meio da internet. Geralmente, as inscrições para o Fies são realizadas anualmente em dois momentos: no início e no meio do ano. Em um primeiro momento, é feita uma pré-seleção. Se a pessoa for aprovada, precisa contratar o financiamento posteriormente. 

Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Para quem se interessa pela área da Educação, uma alternativa é o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Criado em 2005, a UAB é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância.

A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. Para mais informações, os interessados podem consultar o site do programa.

Quero Pontos

Para quem já faz faculdade, sendo ou não Aluno Quero (estudantes que estudam com bolsa de estudos do Quero Bolsa), uma forma de deixar sua mensalidade ainda mais barata ou, até mesmo, de graça é o programa de indicação Quero PontosNo programa, você indica o Quero Bolsa para amigos e tem sua mensalidade paga.

Para participar é só acessar o site do Quero Pontos e preencher as informações sobre seu curso superior. Quanto mais amigos indicados para o Quero Bolsa ou para deixar avaliações no site, mais pontos. Depois é só acompanhar sua pontuação no extrato de pontos e trocar pelo pagamento das mensalidades da sua faculdade.

Vagas com desconto

Caso você não tenha ido bem no Enem ou não fez a prova, ainda é possível estudar pagando menos. O Quero Bolsa é um site que oferece vagas com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo o País. Você pode garantir sua vaga agora mesmo. Afinal, quanto antes você começar, mais rápido você pode conseguir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho, não é mesmo?

Encontrar vagas com desconto

No Quero Bolsa, você ainda pode consultar várias informações sobre as faculdades e os cursos que você precisa para comparar e fazer a melhor escolha para a sua carreira. Veja algumas faculdades parceiras que oferecem vagas com até 75% de desconto:

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, o site também oferece um Teste Vocacional gratuito. 


Gostou das dicas? Quer economizar uma grana? Ajude os amigos também, compartilhe esta matéria e viralize estas dicas com eles! 😉


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54