Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Férias escolares: 6 atividades divertidas para fazer com seu filho

por Yuri Marques em 10/12/21

Férias escolares

Quando chega o período das férias escolares, muitos pais ficam aflitos sem saber o que fazer para manter as crianças entretidas durante o tempo livre. 

Outra preocupação constante entre os adultos é o tempo gasto em excesso pelos pequenos na frente de tablet ou smartphones. Muitos especialistas da área médica afirmam que o uso frequente de celulares pode aumentar problemas de vista e atrapalhar o desenvolvimento infantil. 

Veja também:
+ Encontre bolsas de estudo do Ensino Básico

Além disso, vale destacar que a dependência das crianças em relação aos aparelhos eletrônicos também favorece o sedentarismo, o que resulta em mais casos de obesidade, diminuição da produtividade, alterações no sono e no humor. 

Para evitar esse tipo de problema durante as férias, o melhor a fazer é ocupar a rotina das crianças e adolescentes com atividades que gerem estímulos e aumentem o vínculo com amigos e familiares. 

Neste artigo, o Melhor Escola separou algumas dicas para os pais se divertirem com os filhos nos próximos meses. Se a agenda dos responsáveis estiver muito corrida durante a semana, uma dica é separar o sábado ou o domingo para viver esses momentos especiais. Confira!

1. Piquenique ao ar livre

Levar as crianças para um lanche em alguma área pública da cidade é uma atividade muito divertida e que resulta em boas recordações em família. Se não for possível sair de casa, basta colocar uma toalha grande no quintal e organizar alguns lanches práticos, como sanduíches, biscoitos, sucos, frutas, pipoca, bolo e algumas guloseimas. 

O início da manhã ou o fim da tarde são ótimos horários para o piquenique, pois o sol não costuma estar muito forte. Para deixar o momento ainda mais animado, os pais podem colocar almofadas, bexigas, cestas, copos coloridos e laços para preparar uma decoração especial.

2. Filme com pipoca

Nada melhor do que reunir a família no sofá para assistir a um filme bem divertido e dar boas gargalhadas, não é mesmo?

 Então, que tal reservar alguns dias das férias do seu filho para fazer uma lista de clássicos do cinema para verem juntos? Vocês podem buscar indicações na internet, pedir dicas para os amigos ou simplesmente escolher de acordo com as preferências de cada integrante da família. 

Recentemente, o Melhor Escola fez um artigo com sugestões de filmes educativos para crianças e filmes para quem está aprendendo inglês. Vale a pena conferir!

3. Noite do pijama 

Outra atividade que costuma fazer a alegria da criança é a clássica festa do pijama, em que os pequenos se reúnem com amigos, primos ou irmãos para passarem a noite acordados. Primeiramente, todos devem estar vestidos com trajes confortáveis de dormir. 

Durante a madrugada, eles podem maratonar séries, brincar com jogos, contar histórias, fazer guerra de travesseiros, fazer dança das cadeiras, brincar de mímica e muito mais. 

É importante que um adulto fique responsável por supervisionar as crianças e ofereça algum lanche para que elas não tenham fome no decorrer da noite.

4.
 Organizar roupas e brinquedos para doação

As férias escolares também podem ser usadas para fazer uma arrumação mais caprichada na casa ou no quarto das crianças. Nesses casos, os pais devem pedir que os filhos separem roupas e brinquedos em bom estado para serem doados a famílias de baixa renda. 

Durante a faxina, vale a pena verificar os objetos que não servem mais, o que deve ir para o lixo e o que pode ser reaproveitado. Esse tipo de atividade costuma ser muito proveitosa porque reforça nas crianças a importância da solidariedade e da organização.

Veja como conseguir bolsas de estudo

5. Jogos e brincadeiras antigas

Mesmo em tempos de muita tecnologia e celulares cada vez mais modernos, as brincadeiras antigas ultrapassam gerações e permanecem fazendo sucesso entre as crianças. 

Sendo assim, incentive seu filho a brincar ao ar livre e ensine a ele algumas atividades como: amarelinha, bolinha de gude, pular elástico, pular corda, pique-esconde, corrida do saco, entre outras. 

Essas brincadeiras são ótimas para fazer as crianças gastarem energia e desenvolverem novas habilidades durante as férias. 

6. Preparar receitas

Outra atividade que pode ser incluída na rotina do seu filho durante as férias é a preparação de receitas simples e práticas, como bolos, doces, gelatina, pão de queijo, arroz, macarrão etc. 

Os pais podem elaborar um cardápio junto com a criança e, a cada semana, ensinar um novo prato para ela colocar a mão na massa.  Certamente, seu filho vai ficar muito feliz e conquistará ainda mais autonomia para realizar as tarefas dentro de casa. 

Gostou dessas sugestões para ocupar o tempo das crianças nas férias escolares? Aqui na Revista Quero, você pode encontrar diversos conteúdos direcionados para o universo da educação que visam contribuir para o desenvolvimento saudável de meninos e meninas. Além disso, é possível verificar as escolas particulares da sua cidade com bolsas de estudo de até 80%. Faça uma pesquisa e saiba mais!


Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54