
Quando sai a segunda chamada do Prouni 2026?
Natália Plascak | 03/02/26Veja quando sai o resultado da segunda chamada do Prouni 2026, o que fazer se for pré-selecionado e quais são as próximas etapas do programa.
Inscrições do Fies 2026.1 já estão abertas até sexta (6). Confira quem pode participar e o passo a passo para se inscrever.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 foram abertas nesta terça-feira (2). Segundo o calendário oficial, o período para se inscrever vai até sexta, 6 de fevereiro.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Desde sexta (30), os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas no Fies Seleção.
Em 2026, o Ministério da Educação (MEC) irá disponibilizar mais de 112 mil vagas no Fies, sendo 67.301 vagas apenas no 1º semestre, em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários de todo o país.
A seguir, veja quem pode participar do Fies e como se inscrever no programa.

Veja mais: Guia completo do Fies
Para se inscrever no Fies 2026, é preciso atender a requisitos relacionados ao desempenho no Enem e à renda familiar:
As inscrições para o Fies são gratuitas e acontecem exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma oficial do MEC.
O processo é simples e pode ser feito em poucos passos:
Segundo o MEC, a classificação dos candidatos é feita em ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A priorização segue esta ordem:
Vale lembrar que a pré-seleção dos candidatos aprovados será divulgada em 19 de fevereiro de 2026. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro.
Já os candidatos não pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, cuja convocação terá início em 26 de fevereiro de 2026.
Confira abaixo o cronograma completo do primeiro semestre do Fies 2026:
Se você está de olho na oportunidade de estudar e entrar na faculdade ainda esse ano, saiba que os programas do governo não são a única alternativa.
Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80%, sem a necessidade de comprovar renda e ter feito o Enem. Confira:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O simulador de notas de corte ajuda estudantes a verificar suas chances de aprovação em universidades com base na nota do Enem. A ferramenta compara os resultados anteriores para indicar os cursos em que você tem mais chances de ingressar.
É simples, rápido e gratuito, ideal para quem quer planejar a próxima etapa com precisão: