
Enem 2025: 75 dicas de como estudar para prova
Natália Plascak | 09/04/25Confira as melhores dicas para estudar e mandar muito bem na prova do Enem deste ano!
As inscrições para o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2025, que permite a entrada na Universidade de São Paulo (USP), começaram nesta segunda-feira (19) e vão até o dia 8 de outubro.
Baixe agora: Plano de Estudo Grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Na edição 2025, serão 8.147 vagas para ingresso na USP. A instituição oferece uma variedade de cursos, desde as áreas de humanas, exatas, biológicas, até artes e tecnologia. A primeira fase está marcada para 17 de novembro e a segunda fase para 15 e 16 de dezembro.
Se você vai prestar a prova, está na hora de focar nas melhores estratégias. Pensando nisso, a Revista Quero conversou com um professor e trouxe 5 dicas que podem te ajudar a entrar na faculdade ano que vem. Confira!
Leia mais: Inscrições abertas para Fuvest 2025; veja como fazer
+ Leituras obrigatórias Fuvest 2025: veja quais livros irão cair
O vestibular da Fuvest é composto por duas fases:
Primeira fase: consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões de múltipla escolha, que abordam disciplinas como Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês e algumas questões interdisciplinares. Essa fase é eliminatória, e os candidatos com as melhores notas são convocados para a segunda fase.
Segunda fase: é composta por provas discursivas. No primeiro dia, os candidatos realizam uma prova de Português, com uma redação e questões de interpretação de texto e literatura. No segundo dia, há provas de disciplinas específicas, que variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Por exemplo, candidatos a cursos de Exatas podem ter provas de Matemática e Física, enquanto candidatos a cursos de Humanas podem ter provas de História e Geografia.
Baixar plano de estudo gratuito
Se você vai prestar a Fuvest, está na hora de correr nos estudos. A primeira fase ocorre em 17 de novembro. Para te ajudar na preparação, o coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, dá alguns conselhos. Confira:
Prestar outros processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova da Unicamp e da Unesp, pode ser uma maneira de se acostumar com a realização das provas e desafogar as tensões.
Com outras experiências em vestibulares, o estudante conseguirá prestar a Fuvest menos pressionado e poderá optar por ingressar em outra universidade.
Existem variáveis que impactam no resultado, mas a dedicação do estudante a seus estudos, sem dúvida, é fundamental.
Ter uma rotina pré-definida de estudos que considere as matérias que o estudante possui mais dificuldade e que possa ser seguida é uma boa dica para gerenciamento de tempo, já que faltam menos de três meses.
Ter disciplina, não apenas para se dedicar ao conteúdo que cai na prova, mas também a seus momentos de lazer, porque isso pode impactar no resultado. A disciplina, deste modo, entra para que o vestibulando não exagere nos dois aspectos e encontre um ponto de equilíbrio.
É importante que o estudante tenha ocasiões de descompressão, como encontros com amigos, momentos em família e atividades que não estão relacionadas ao vestibular.
Veja também: Curso de Medicina terá ingresso unificado na Fuvest 2025; entenda
+ Calendário Fuvest 2025
Além da Fuvest, você pode entrar na faculdade de outras formas. Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: