
Curso presencial, semipresencial ou ead: qual a melhor opção para você?
Juliana Gottardi | 17/04/25Não existe uma modalidade de ensino melhor que a outra — existe a mais adequada para seu perfil, rotina e objetivos
A Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, é a instituição de Ensino Superior com o menor índice de abandono entre as universidades públicas do Brasil: 4,47%. Ou seja, de cada 100 alunos matriculados na faculdade cearense, menos de cinco abandonam o curso antes de se formarem.
O segundo menor índice é da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), com uma taxa de 6,74%, seguida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a taxa de 6,90%, a terceira mais baixa do país.
Os números foram levantados pelo Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes ao ensino superior, utilizando a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao ano de 2017. Veja os métodos do estudo ao final do post.
O índice das 25 universidades públicas com a menor taxa de evasão pode ser considerado muito bom se comparado à média nacional, que é de 24,58%.
Isso significa, aproximadamente, que a cada quatro estudantes que ingressam no Ensino Superior no Brasil, um não conclui o curso superior (ou 25 a cada 100 alunos).
As oito universidades melhor classificadas possuem índices abaixo de 10%, ou seja, entre 100 estudantes, menos de 10 abandonam a universidade antes da formatura.
Os números foram levantados pelo Quero Bolsa utilizando dados da base do Inep, disponíveis no site do instituto. Os últimos dados são referentes ao ano de 2017 e foram divulgados em outubro de 2018.
*Errata: o texto foi corrigido com a localização correta da Urca, no Ceará. Na publicação original, foi colocado erroneamente que a faculdade tem sua sede em Pernambuco. A Região Metropolitana do Cariri está localizada no sul do estado Ceará.