Inscrições do Encceja 2024 estão abertas; saiba já como se inscrever
As inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29); saiba quem pode se inscrever, como fazer a inscrição e veja o calendário oficial do exame
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 começam nesta segunda-feira (29). Os candidatos devem se inscrever até às 23h59 do dia 10 de maio, uma sexta-feira.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Atualização: Inscrição do Encceja 2024 dá erro e não permite candidatos se inscreverem; saiba o que fazer
As inscrições para o Encceja são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante do Encceja, por meio do login na conta gov.br (veja como criar cadastro no gov.br aqui).
Em 2024, a prova do Encceja será aplicada no dia 25 de agosto, um domingo, e o resultado do Encceja com as notas dos candidatos será divulgado somente no final do ano, no dia 23 de dezembro.
Vale ressaltar que o prazo para justificar a ausência no exame do ano passado foi entre os dias 25 de março e 5 de abril. Assim, caso você tenha faltado no Encceja 2023 e não justificou a ausência, será preciso pagar uma taxa de R$ 40 ao Inep para ter sua inscrição confirmada.
Baixe já: Guia gratuito para passar no Encceja
Como fazer a inscrição no Encceja 2024?
Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar a página do Encceja no site do Inep, por meio do site: enccejanacional.inep.gov.br/encceja e clicar em “Inscrição Encceja”. Veja o passo a passo de como se inscrever no Encceja 2024 aqui.
Quem pode fazer a inscrição do Enceja?
O Encceja é uma prova voltada para pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio. Para conseguir a Certificação do Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental.
Isto é, caso o candidato queira e tenha a idade mínima necessária, é possível se inscrever para fazer a prova do Encceja do ensino médio mesmo sem ter concluído o ensino fundamental.
-
Ensino Fundamental
Ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame. Ensino Médio
Ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame.
Precisa de ajuda para estudar pro Encceja 2024?
Vai fazer a prova do Encceja esse ano e não sabe por onde começar a estudar? Foi pensando em te ajudar que a Revista Quero produziu o Guia do Encceja, um material para você se preparar e ficar por dentro de tudo que é preciso para ir bem no exame!
O melhor de tudo é que o Guia do Encceja é 100% gratuito. Para acessar, é só clicar no link abaixo, baixar e aproveitar:
Calendário Encceja 2024
Veja abaixo todas as datas oficiais do Encceja 2024 divulgadas pelo Inep e não perca nenhum prazo:
Justificativa de ausência: 25 de março a 5 de abril;
Resultado da justificativa de ausência: 15 de abril;
Recurso da justificativa de ausência: 15 a 19 de abril;
Resultado do recurso da justificativa de ausência: 23 de abril;
- Inscrições Encceja 2024: 29 de abril a 10 de maio;
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de abril a 10 de maio;
- Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17 de maio;
- Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 20 a 24 de maio;
- Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de maio;
- Aplicação do Encceja 2024: 25 de agosto (domingo).
- Resultado do Encceja 2024: 23 de dezembro.
Depois do Encceja, consigo fazer faculdade?
Sim! Após conseguir o diploma do ensino médio pelo Encceja, você pode tranquilamente entrar na faculdade e fazer o curso que sempre quis! E a ótima notícia é que com a Quero Bolsa você pode fazer faculdade pagando muito mais barato.
A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80%. Não é preciso ter feito Enem, nem comprovar renda. E o melhor: a bolsa vale para todo o curso! Acesse o site abaixo, procure pelo curso que deseja e veja as opções de bolsas:
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 faculdades espalhadas por todo o Brasil. Conheça algumas: