As vezes pode parecer difícil escolher o presente para a idade correta da criança. Por isso, separamos algumas sugestões de jogos para crianças de 4 anos.
Entre as brincadeiras preferidas das crianças, pode-se citar os vários tipos de jogos, desde os mais clássicos, até os mais modernos, como aplicativos de smartphones. Mas para deixá-las um pouco longe das telas, separamos algumas ideias de jogos para crianças de 4 anos se divertirem.
Qual a importância dos jogos para crianças de 4 anos
Nessa fase, tudo é aprendizado para os pequenos! E esse processo pode ficar ainda mais agradável com o auxílio dos jogos infantis, principalmente os que propõem algum tipo de estímulo. A maioria inclui vários participantes, o que contribui para a interação social e trabalho em equipe.
Outra característica que faz com que os jogos para crianças de 4 anos tenham destaque, é que elas podem absorverconhecimentosque depois também estudarão. Até mesmo as regras das brincadeiras contribuem para que elas possuam um melhor controle do tempo e aprendam a montar estratégias.
1) Jenga O Jenga é um jogo antigo, também conhecido como “torre de madeira”. A partida começa com a torre montada, onde o jogador tem como objetivo retirar uma peça de qualquer parte e colocá-la em cima, para criar novos andares sem que tudo caia.
2) Pinguim numa fria
Entra numa fria quem deixar o pinguim cair! Os participantes devem criar estratégias para derrubarem os cubos, mas sem que o bichinho despenque da plataforma. O jogo de mesa pode reunir dois ou mais jogadores.
3) Quebra-cabeça educativo
Entre os jogos para crianças de 4 anos, não poderia faltar os quebra-cabeças! Nessa idade, já existem várias opções, inclusive educativas e pedagógicas, como por exemplo o “Alfabeto Caracol”, para que os pequenos tenham ainda mais contato com o alfabeto.
4) Jogo da memória educativo
Assim como os quebra-cabeças, os jogos da memória também acompanham as crianças desde cedo. Você encontra versões que contribuem diretamente para a educação e desenvolvimento cognitivo, com uma quantidade de peças para um desafio apropriado à faixa etária.
5) Pula macaco
Este é um jogo mais descontraído e muitodinâmicopara os pequenos! A missão é arremessar os macaquinhos, com ajuda de trampolins, e fazer com que eles fiquem agarrados ao galho da árvore.
Que tal apresentar o primeiro jogo de cartas para o seu filho? O “Jogo do mico” conquista qualquer um, além de proporcionar bastante interação entre a turminha, já que a brincadeira pode ter até oito participantes. Essa opção favorece a coordenação manual, motora e promove capacidade visual e criativa para os pequenos.
8) Desafio das cores
Esse é um jogo de tabuleiro diferente e muito colorido. Além de dinâmico, o “Desafio das cores” também estimula a identificação e associação das cores, juntamente com a coordenação motora. O jogo pode ser dividido em vários níveis, de acordo com a idade.
9) Dominó das frutas
Dominó é um clássico, mas que dá para ser reinventado de vários jeitos, inclusive com personagens, cores, animais e frutas! Na sugestão, além da criança desenvolver facilidade para reconhecer os frutos, ela também entra em contato com os nomes em português e inglês.
Só sorte não basta para vencer no Bezette! É precisoconcentraçãoe até agilidade no raciocínio, para ter uma noção de como jogar as argolas na haste. As partidas costumam ser bem dinâmicas e ágeis, além de toda a família poder participar.
Os jogos são para qualquer momento! Seja na sala de aula, em um fim de semana chuvoso ou mesmo no horário de almoço, sempre dá para encaixar uma partida divertida. Para os pais, a orientação é que certifiquem o quão seguro é o jogo, para que a criança também possa brincar sozinha, ou mesmo conhecer/explorar as peças, quando quiser.