Treinamento intensivo e sistema de agências no K-pop
O treinamento para se tornar um ídolo do K-pop, popularmente conhecido como “idol” é intensivo e envolve um sistema de agências que gerenciam e prepararam os artistas para o estrelato.
Os trainees passam por um rigoroso processo de seleção e, uma vez aceitos, treinam por vários anos antes de estrear em um grupo ou como artistas solo. Esse treinamento inclui aulas de canto, dança, atuação e idiomas, garantindo que os ídolos estejam preparados para enfrentar os desafios da carreira. Uma parte significativa dos artistas que passam pelo treinamento esperam vários anos, sendo que alguns deles não chegam a debutar no mercado musical.
Principais grupos e artistas do K-pop
Há vários grupos icônicos no K-pop, como BTS, BLACKPINK, EXO e TWICE, que contribuíram significativamente para a popularização do gênero no mundo, com uma expressiva base de fãs, geralmente organizados, em diversos países. Esses grupos têm alcançado marcos impressionantes, como quebrar recordes de vendas de álbuns e serem os primeiros artistas sul-coreanos a se apresentarem em eventos como o Grammy Awards e o Super Bowl.
Faça o teste: Qual integrante do grupo de K-pop BLACKPINK você seria?
Todos os anos, diversos grupos novos são formados, debutando no mercado musical coreano e buscando inserção no mercado pop global. Enquanto alguns não conseguem atingir níveis significativos de vendas e reprodução no mercado nacional sul coreano, outros ficam internacionalmente conhecidos com estréias de álbuns aguardadas fervorosamente por seus fãs.
Artistas solo de destaque
Além dos grupos, existem artistas solo de destaque, como CL, Taeyeon, G-Dragon e Sunmi, que mostram que o K-pop também tem espaço para talentos individuais. Esses artistas solo são conhecidos por suas habilidades vocais, visuais marcantes e estilos musicais únicos. Em muitos casos, eles iniciaram as suas carreiras em grupos com mais integrantes antes de iniciar sua trajetória solo.
A influência global do K-pop também permitiu colaborações internacionais com artistas de outros países, ampliando ainda mais seu alcance. Parcerias com artistas como Halsey, Steve Aoki, Dua Lipa, entre outros, mostram que o K-pop está se integrando cada vez mais à indústria musical global.