logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Quais são as músicas mais ouvidas nas universidades brasileiras? Veja as playlists

por Giovana Murça em 22/06/21

Talvez você saiba o gosto musical de seus amigos mais próximos ou até de alguns colegas de sala, mas você tem ideia das músicas mais tocadas no fone de ouvido dos alunos da sua universidade inteira?

Pois o site “Every School at Once” é capaz de responder essa pergunta. A página traz diversos levantamentos de músicas mais ouvidas por universidades do mundo todo, incluindo Brasil.

músicas mais ouvidas universidades

Criado pelo cientista de dados do Spotify Glenn Mcdonald, as playlists de cada universidade são criadas de acordo com os padrões de escuta dos alunos na plataforma de streaming de música Spotify.

Filtrando por Brasil, o site apresenta as listas de músicas mais ouvidas por quase 130 universidades públicas e privadas do país, além dos gêneros musicais preferidos de cada instituição.

O site também agrupa as universidades com estilos musicais semelhantes, o que permite perceber as diferenças entre os gostos musicais de estudantes de regiões distintas e de faculdades públicas e privadas.

Músicas mais ouvidas em cada universidade

Entre as universidades que têm alunos que utilizam com frequência o Spotify, a Universidade Paulista (Unip) aparece em primeiro lugar. Na playlist dos estudantes da Unip, o destaque é para o gênero funk.

O funk também é o gênero mais ouvido na Universidade Nove de Julho (Uninove), no Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e em diversas outras instituições predominantes nas regiões Sudeste e Sul.

Na sequência, vem a Universidade de São Paulo (USP). Apesar de também ser do estado de São Paulo, as preferências musicais dos alunos da USP se diferenciam completamente dos registrados na Unip.

Na USP, os gêneros musicais mais ouvidos são MPB (música popular brasileira) e indie. A preferência se repete em outras universidades públicas, como a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Em universidades da região Norte e Nordeste, o forró e o tecnobrega são os estilos musicais mais ouvidos pelos universitários. Na região Centro-Oeste, o gênero que predomina nas playlists é o sertanejo.

Mesmo com as semelhanças de estilos musicais, cada universidade tem uma playlist única e diferenciada, reflexo das características dos estudantes de diferentes perfis. No Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), por exemplo, por ser uma instituição religiosa, o gospel é o gênero preferido.

Descubra quais são as músicas mais ouvidas pelos alunos da sua universidade acessando o site “Every School at Once”

E você, também ouve as músicas mais populares entre os alunos de sua faculdade? Comente abaixo!

Leia mais: Músicas para estudar: saiba quais são os estilos mais indicados
Teste: qual música dos Beatles te representa na faculdade?
9 músicas em inglês fáceis de cantar

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54