MEC admite erro na divulgação de resultados provisórios do Sisu; vários candidatos perderam a vaga
Resultados provisórios foram publicados na manhã do dia 30 e depois removidos, e estudantes perderam a vaga em que foram selecionados; MEC afirma que não mudará resultado final
Nesta sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) admitiu o erro na divulgação dos resultados do Sisu 2024 na manhã do dia 30 de janeiro. Neste dia, os resultados ficaram visíveis cerca de 25 minutos, mas, segundo o órgão, os resultados ainda eram provisórios e “não homologados“, e por isso, “a ocorrência está sendo rigorosamente apurada”.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Ainda segundo o MEC, o sistema do programa é seguro, e desta forma, os resultados oficiais do Sisu 2024 divulgados no dia 31 não serão alterados. A pasta ainda afirmou que aqueles candidatos que não foram aprovados podem manifestar interesse na lista de espera até o dia 7 de fevereiro.
Em entrevista à rádio CBN, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que determinou que seja aberta uma investigação interna para apurar os responsáveis pelo erro técnico. “Nós estamos apurando as responsabilidades pelo ocorrido. Com muita firmeza nós vamos tentar identificar onde ocorreu o erro”, disse.
Veja: Lista de aprovados no Sisu 2024 é divulgada; acesse já
+ Sisu 2024: lista de espera começou; saiba como participar

Nas redes sociais, diversos estudantes demonstraram como se sentiram ao ver que seu resultado do Sisu havia mudado e assim “perderam” a vaga.
Isso porque vários candidatos que haviam sido aprovados na liberação do resultado no dia 30, não viram o seu nome na lista de aprovados no dia 31 depois que os resultados voltaram ao ar, quando o MEC disponibilizou novamente.
Confira: Sisu: documentos necessários para fazer a matrícula
+ Quem se inscreveu no Sisu pode fazer a inscrição no Prouni também?
Em resposta aos comentários e também a toda essa confusão da divulgação do resultado do Sisu, a União Nacional dos Estudantes (UNE) também se posicionou, afirmando que irá criar uma plataforma de denúncia para os estudantes.
Entenda o erro na divulgação dos resultados do Sisu 2024
Quando terminaram as inscrições do Sisu, no dia 25 de janeiro, a Página do Participante do Sisu indicou que o resultado sairia às 9h00 do dia 30 de janeiro. Nesse horário, o sistema liberou a lista com os aprovados, mas, cerca de 25 minutos depois, retirou do ar.
Depois, o MEC afirmou pelo Twitter que a liberação dos aprovados seria no período da tarde. Na página do Sisu, até apareceu uma mensagem dizendo que os resultados seriam divulgados até às 18h30, o que não aconteceu.
O resultado do Sisu 2024 com a lista de aprovados no programa só foi divulgado de fato na tarde de quarta-feira, no dia 31 de janeiro, às 18h00. Assim, muitos candidatos que haviam sido aprovados anteriormente, no dia 30, ficaram confusos e muito decepcionados ao visualizarem que não haviam passado na nova lista divulgada no dia 31.
Leia mais: Prouni 2024 tem inscrição prorrogada; veja nova data
+ Prouni 2024: veja a nota de corte de Medicina, Direito, Engenharia
+ Medicina no Prouni: veja as maiores e menores notas de corte
Fui mal no Enem, o que eu faço?
Se você não alcançou a nota que deseja no Enem ou não passou no Sisu, saiba que ainda há outras formas de entrar na faculdade e no curso que você deseja. A melhor delas é a Quero Bolsa!
Na Quero Bolsa você consegue bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação, e o desconto vale para todo o curso! O melhor é que não precisa ter feito o Enem, nem comprovar renda. Veja:
São milhares de faculdades parceiras. Conheça algumas: