A resposta para essa pergunta é simples. Sim, desde que atenda aos critérios do programa. Assim, o candidato inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) se estiver dentro dos requisitos exigidos no programa.
Para o primeiro e segundo semestre de 2020, tanto o Sisu e quanto o Prouni utilizam a nota do Enem de 2019 para selecionar os candidatos.
É importante lembrar que, caso a pessoa seja aprovada nos dois programas, é preciso escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu, porque não é permitido que o estudante use a bolsa e esteja matriculado em uma instituição pública ao mesmo tempo.
Outra coisa fundamental é que essa seleção inicial do Prouni dá apenas a expectativa de direito à bolsa, por isso é preciso ser aprovado em todas as fases do processo e formar turma no período letivo para realmente conseguir a bolsa.
A dica que o MEC oferece nessa situação (de estar concorrendo nessas duas seleções) é: quem for pré-selecionado no Prouni deve cancelar a matrícula na instituição pública (por causa do Sisu) somente depois da assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.
Quem é bolsista do Prouni pode fazer a inscrição no Sisu?
Pode. Se tiver participado do Enem 2019, quem já é bolsista do Prouni pode fazer a sua inscrição no Sisu. Mas, se for aprovado no Sisu, é preciso escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga na faculdade pública que conseguiu pelo Sistema de Seleção. Não é permitido utilizar a bolsa do Prouni e ter a matrícula feita em uma instituição pública de ensino, ao mesmo tempo.
Quem pode participar e fazer a inscrição no Prouni
Podem fazer a inscrição no Prouni os estudantes que:
- participaram da última edição do Enem;
- comprovaram renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%);
- estão dentro de pelo menos uma das condições abaixo:
I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
E se eu não passar no Sisu e Prouni?
Existe a opção de conseguir uma bolsa de estudos com a ajuda de instituições privadas, como o Quero Bolsa. No site da plataforma, é possível encontrar vagas com desconto de até 70%, em mais de mil faculdades pelo país.
Para conseguir uma vaga com desconto pelo Quero Bolsa, não é necessário ter feito Enem, também não é preciso comprovar renda e quem cursou o Ensino Médio em escola particular está apto a participar do programa.