logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Quem se inscreveu no Sisu pode fazer a inscrição no Prouni também?

por Natália Plascak Jorge em 11/06/19 1,8 mil visualizações

A resposta para essa pergunta é simples. Sim, desde que atenda aos critérios do programa. Assim, o candidato inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) se estiver dentro dos requisitos exigidos no programa.

inscrição prouni sisu

Para o primeiro e segundo semestre de 2020, tanto o Sisu e quanto o Prouni utilizam a nota do Enem de 2019 para selecionar os candidatos.

É importante lembrar que, caso a pessoa seja aprovada nos dois programas, é preciso escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu, porque não é permitido que o estudante use a bolsa e esteja matriculado em uma instituição pública ao mesmo tempo.

Outra coisa fundamental é que essa seleção inicial do Prouni dá apenas a expectativa de direito à bolsa, por isso é preciso ser aprovado em todas as fases do processo e formar turma no período letivo para realmente conseguir a bolsa.

A dica que o MEC oferece nessa situação (de estar concorrendo nessas duas seleções) é: quem for pré-selecionado no Prouni deve cancelar a matrícula na instituição pública (por causa do Sisu) somente depois da assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

Quem é bolsista do Prouni pode fazer a inscrição no Sisu?

Pode. Se tiver participado do Enem 2019, quem já é bolsista do Prouni pode fazer a sua inscrição no Sisu. Mas, se for aprovado no Sisu, é preciso escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga na faculdade pública que conseguiu pelo Sistema de Seleção. Não é permitido utilizar a bolsa do Prouni e ter a matrícula feita em uma instituição pública de ensino, ao mesmo tempo.

Quem pode participar e fazer a inscrição no Prouni

Podem fazer a inscrição no Prouni os estudantes que:

  • participaram da última edição do Enem;
  • comprovaram renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%);
  • estão dentro de pelo menos uma das condições abaixo:

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV - seja pessoa com deficiência;

V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.


E se eu não passar no Sisu e Prouni?

Existe a opção de conseguir uma bolsa de estudos com a ajuda de instituições privadas, como o Quero Bolsa. No site da plataforma, é possível encontrar vagas com desconto de até 70%, em mais de mil faculdades pelo país.

Para conseguir uma vaga com desconto pelo Quero Bolsa, não é necessário ter feito Enem, também não é preciso comprovar renda e quem cursou o Ensino Médio em escola particular está apto a participar do programa.

Encontrar vagas com desconto


Publicado em: 25/06/2018
Última atualização: 18/12/2019

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54