
Treineiro: posso fazer a Fuvest mesmo sem ter concluído o Ensino Médio?
Juliana Gottardi | 19/11/25A opção de ser treineiro na Fuvest é uma forma de se preparar para edições futuras do vestibular
Novas vagas em cursos de tecnologia e inovação terão ingresso pelo Enem 2025 e Sisu 2026. Veja como a medida impacta universidades e estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de 5 mil novas vagas em cursos de tecnologia e inovação que estarão disponíveis em universidades federais a partir do Sisu 2026, com ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

A medida foi apresentada durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT).
As vagas fazem parte do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, iniciativa do MEC em parceria com outros ministérios.
O programa tem como objetivo ampliar a oferta de cursos voltados para áreas estratégicas, como:
Esses cursos deverão ser criados nas universidades federais e começarão a ofertar vagas a partir da nota do Enem 2025, sendo disponibilizadas no Sisu 2026.
Isso significa que os estudantes que fizerem o Enem no próximo ano poderão usar suas notas para ingressar nesses novos cursos de tecnologia, conforme as vagas forem abertas pelas instituições participantes.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Segundo o ministro Camilo Santana, cada universidade e Instituto Federal está definindo quais cursos serão implementados.
O MEC já iniciou o processo de autorização de vagas para novos docentes, o que permitirá a expansão da oferta de cursos nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia.
O ministro destacou que o objetivo é alinhar a formação universitária às demandas do mercado de trabalho atual.
“Queremos ofertar cursos conectados ao mundo do trabalho, com foco em ciência, tecnologia, engenharia, robótica, inteligência artificial e novas matrizes energéticas”, afirmou Santana.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Durante o evento, também foram divulgadas duas ações complementares:
Essas medidas integram um esforço do MEC para aproximar as universidades das demandas tecnológicas e de inovação do país, com reflexos diretos na formação dos futuros candidatos do Enem e participantes do Sisu.
** As informações foram veiculadas primeiramente pelo Ministério da Educação.
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
No Preparadão, você tem acesso ao guia de redação, um plano de estudos completo e organizado com exercícios e resumos, além de diversas dicas e materiais extras, sem cobrar nada por isso.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.