
MEC libera inscrição do Sisu 2026 na madrugada desta segunda (19)
Natália Plascak | 19/01/26Inscrições do Sisu 2026 já estão abertas. Veja prazos, número de vagas, instituições participantes e como funciona o processo seletivo.
Inscrições do Sisu 2026 já estão abertas. Veja prazos, número de vagas, instituições participantes e como funciona o processo seletivo.
Em resumo:
Veja mais detalhes a seguir!
Assim como a nota do Enem 2025, o Ministério da Educação (MEC) liberou a inscrição do Sisu 2026 logo após a meia-noite desta segunda-feira (19).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Dessa forma, quem está em busca de uma vaga nas faculdades públicas participantes do programa já pode se inscrever no programa.
Nesta edição do Sisu, 136 instituições públicas de educação superior participam do processo, com mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos, abrangendo 587 municípios do país.
O processo seletivo é gratuito e feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os candidatos podem fazer a inscrição até 23 de janeiro. O resultado está previsto para sair no dia 29 de janeiro de 2026.

Veja também: Inscrições do Sisu 2026 estão abertas; veja prazos, quem pode participar e como se inscrever
+ Sisu 2026: como vai funcionar a escolha das notas? Entenda!

Confira a seguir um passo a passo detalhado de como se inscrever no Sisu 2026:
1. Entre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
O primeiro passo é entrar no sistema, mais especificamente o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, usando a conta gov.br. Caso você não se lembre da senha, é possível recuperá-la diretamente na plataforma antes do início da inscrição, ok?
2. Atualize seus dados e preencha o perfil socioeconômico
Depois do login, confira e atualize as suas informações pessoais e de contato.
Em seguida, preencha o formulário de Perfil Socioeconômico, que vai direcionar você para a participação em vagas de ampla concorrência ou nas modalidades de cotas previstas na Lei de Cotas.
3. Escolha os cursos e as instituições
O sistema do Sisu permite a escolha de até duas opções de curso. Para isso, você vai precisar indicar também instituição, turno e modalidade em que deseja estudar.
Durante todo o período de inscrições, você pode alterar essas escolhas. A opção válida será sempre a última confirmada até o encerramento das inscrições, em 23 de janeiro.
4. Confirme a inscrição e acompanhe as notas de corte
Depois de você terminar a sua inscrição, acompanhe todos os dias as notas de corte parciais, que são atualizadas diariamente pelo sistema. Isso pode ajudar na sua aprovação, já que você pode manter ou alterar as opções de curso.
Saiba mais: Sisu 2026: veja os cursos com as menores notas de corte
+ Nota de corte Direito no Sisu 2026: qual pontuação é necessária?
Se você quer entrar na faculdade pelo Sisu ou outro programa governamental, o simulador de notas de corte do Enem, da Quero Bolsa, pode te ajudar a calcular suas chances de ser aprovado. A ferramenta é 100% grátis, confira:
Se você quer conferir outras formas de entrar em um curso superior além do Sisu, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar necessariamente da nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: