10 frases para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+
Se você deseja homenagear a data, reforçar seu apoio à comunidade ou simplesmente espalhar mensagens de amor, respeito e resistência nas redes sociais, selecionamos 10 frases para compartilhar neste Dia do Orgulho LGBTQIA+:
- “O orgulho é a resposta mais bonita ao ódio.”
- “O amor é a forma mais autêntica de resistência.”
- “Orgulho é viver sem medo de ser quem se é.”
- “Existir, amar e resistir: três verbos que definem a luta LGBTQIA+.”
- “Nossos direitos não são privilégios: são fundamentais.”
- “Ser LGBTQIA+ é uma celebração diária da coragem e da autenticidade.”
- “A diversidade é o que torna o mundo mais bonito e verdadeiro.”
- “Onde houver preconceito, haverá resistência.”
- “Nossa bandeira carrega as cores do amor e da liberdade.”
- “Por um mundo onde ninguém precise lutar para ser aceito.”
Como surgiu o Mês do Orgulho?
Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, decidiram dizer basta aos constantes abusos da polícia de Nova Iorque.
Naquele período, a perseguição a pessoas LGBTQIA+ era frequente, mesmo com a descriminalização parcial da homossexualidade nos Estados Unidos.
Naquela noite, homens gays, lésbicas, drag queens e pessoas trans reagiram a mais uma invasão policial. O que começou como um protesto isolado logo se transformou em cinco dias de intensas manifestações nas ruas de Manhattan, exigindo o direito básico de existir, amar e ocupar os espaços públicos sem medo.
A repercussão foi imediata. Nos anos seguintes, as primeiras Paradas do Orgulho Gay foram organizadas em Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, dando início a um movimento global que hoje é celebrado em todos os continentes.
Por que junho é o Mês do Orgulho LGBT+?
Por conta da Revolta de Stonewall, o mês de junho passou a ser reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Durante essas semanas, diversas cidades ao redor do mundo realizam passeatas, debates, eventos culturais e ações de visibilidade para reforçar a luta contra a homofobia, a transfobia e todas as formas de preconceito.
No Brasil, por exemplo, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, considerada uma das maiores do mundo, é um marco na luta por direitos e igualdade.
Em 2025, o evento ocorreu neste domingo (22) e reuniu milhares de pessoas na Avenida Paulista com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, trazendo visibilidade aos desafios enfrentados por idosos da comunidade, como solidão, etarismo e a falta de políticas públicas específicas.