
Mestrado é só para quem quer ser professor?
Juliana Gottardi | 25/04/25O mestrado é uma ferramenta de valorização profissional, capacitação técnica e diferenciação no currículo
O mestrado é uma ferramenta de valorização profissional, capacitação técnica e diferenciação no currículo
Quando se fala em pós-graduação, é comum surgirem dúvidas sobre qual caminho seguir.
Existem diferentes tipos de pós: as lato sensu, como os MBAs e especializações, voltadas para o aperfeiçoamento prático e de gestão, e as stricto sensu, que englobam o mestrado e o doutorado, com foco em pesquisa, aprofundamento acadêmico e produção de conhecimento.
Dentro desse universo, o mestrado costuma ser associado diretamente à docência no ensino superior. Mas será que ele serve apenas para quem deseja ser professor?
A resposta é: não necessariamente. Dependendo da modalidade — acadêmico ou profissional —, o mestrado pode ser uma ponte para muitas outras carreiras, inclusive no setor privado, na área pública e no empreendedorismo.
Leia mais: Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
+ Mestrado Sanduíche: veja o que é, como funciona e como fazer
O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, uma formação que aprofunda conhecimentos acadêmicos e científicos em uma área específica, com foco em pesquisa, reflexão crítica e produção de conhecimento. Pode ser dividido em duas modalidades:
Ambas as modalidades envolvem elaboração de dissertação, mas com propósitos diferentes. Enquanto o acadêmico busca contribuir com o avanço da ciência, o profissional busca soluções para desafios concretos das empresas e organizações.
Para quem não pretende seguir a carreira docente, o mestrado profissional pode ser uma excelente escolha. Ele é ideal para profissionais que desejam:
Qualquer pessoa com diploma de graduação reconhecido pelo MEC pode se candidatar a um programa de mestrado. O processo de seleção costuma incluir:
Enquanto o MBA (Master in Business Administration) é uma pós-graduação lato sensu, mais voltada para a gestão e prática de mercado, o mestrado tem um viés mais acadêmico e técnico.
O MBA é mais rápido, com carga horária reduzida, e não exige entrega de dissertação, apenas um trabalho de conclusão. Já o mestrado dura cerca de dois anos, envolve produção científica, pesquisa aprofundada e orientação acadêmica.
Ambos são válidos, mas com propósitos distintos: o MBA forma gestores; o mestrado forma especialistas com capacidade analítica e, se quiserem, futuros professores.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você ainda tem dúvidas de qual pós-graduação fazer, calma. A Quero Bolsa vai te ajudar com esse dilema: basta clicar no botão abaixo, responder algumas questões e ver alguns cursos que combinam com você. O teste é 100% gratuito:
Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para cursos de pós-graduação, incluindo MBAs e especializações. Basta escolher o curso que mais se encaixa no seu perfil e começar a estudar. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras. Confira algumas: