Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Meus pais não querem que eu faça faculdade. Como lidar?

por Maria Fernanda Alves em 20/08/19 570 visualizações

Se você quer muito fazer uma faculdade e seus pais não estão te apoiando, você precisa encarar a situação e não desistir de fazer o que sonha. Apesar de serem pessoas que te amam e acreditarem que estão sempre interferindo nas suas escolhas pelo seu bem, eles não podem assumir o controle de sua jornada.

Fique tranquilo que isso não significa comprar uma briga com os pais, afinal é possível buscar uma solução de uma maneira pouco conflituosa, principalmente se os seus pais forem mais abertos ao diálogo.


A chave dessa questão é compreender quais são os motivos que levam seus pais a não quererem que você faça faculdade. Saber os motivos é importante porque é a partir deles que você poderá estruturar argumentos e buscar alternativas para possíveis problemas que os seus pais vêem em fazer faculdade.

Se os seus pais ainda não deixaram claro porque são contra sua decisão de fazer uma faculdade, pergunte abertamente e diga que você gostaria de entender o lado deles. Se esse assunto já foi motivo de desentendimento entre vocês, "abaixe a guarda" e tenha como objetivo entender as razões deles, deixe para argumentar em outro momento, quando você estiver preparado.

Defender o seu interesse de entrar na faculdade vai exigir algumas horas de reflexão e pesquisas, mas é um investimento que vale a pena, afinal você quer que os seus pais estejam do seu lado nessa decisão, então é necessário que eles deixem de ver a faculdade como um problema.

Separei dois exemplos de possíveis motivos que podem levar alguns pais a não concordarem com os filhos na faculdade, veja abaixo:

Seus pais não querem que você faça faculdade por falta de dinheiro


Fazer uma faculdade envolve investimento financeiro, seja no pagamento de mensalidades, no transporte diário ou na mudança de cidade para morar próximo da universidade. Para convencer seus pais de que é possível fazer uma faculdade com o orçamento que vocês têm hoje é preciso fazer muita conta e considerar diversos cenários antes de fazer uma proposta para eles.

Você pode falar sobre as faculdades públicas que não têm cobrança de mensalidades, sobre os programas do Governo Federal que possibilitam que você estude com bolsa integral, como Programa Universidade Para Todos (Prouni) e sobre os programas da iniciativa privada que oferecem bolsas de estudo parciais, como o Quero Bolsa, e, dentre todas essas opções, qual melhor se encaixa na realidade financeira da sua família.

Materiais para pesquisa:

O que é o Prouni
O que é o Sisu
+
 Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Seus pais não querem que você faça faculdade porque querem que você trabalhe

Aqui o primeiro ponto a ser levantado é que fazer faculdade não exclui a possibilidade de começar a trabalhar, mas, mais importante que isso, é que a faculdade qualifica para o mercado de trabalho e, depois de formado, você terá acesso a cargos e salários muito melhores do que terá caso inicie uma carreira apenas com o Ensino Médio.

Uma boa abordagem é mostrar pesquisas salariais que indiquem a discrepância que existe entre os salários de quem tem diploma do Ensino Superior e de profissionais que foram até o Ensino Médio ou Fundamental. E, para ser mais específico, discutir quais são as possibilidades de carreira que você terá quando concluir a faculdade.

Materiais para pesquisa:

+ Emprego e Renda: concluir o Ensino Superior diminui o desemprego e triplica salário
+ Oportunidade de trabalho: quais são os cargos que podem alcançar os maiores aumentos de salário em 2019
7 tecnólogos com salários acima de R$5.000

É importante que você busque o suporte e aprovação dos seus pais, mas, caso isso não seja possível, você poderá buscar outra rede de apoio, seja com os demais familiares, amigos e até mesmo desconhecidos que tenham uma realidade parecida com a sua e superaram de alguma forma. 

Caso a questão financeira seja um impeditivo para que você inicie a faculdade agora, comece a se planejar para tentar uma vaga em universidade pública ou ter uma boa nota no Enem para conseguir uma bolsa 100%, você também pode fazer o seu planejamento financeiro para pagar a faculdade com uma bolsa parcial do Quero Bolsa.

Esperamos que você realize o seu sonho de entrar na faculdade!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54