
Quando abre o Sisu 2026? Veja cronograma e novidades
Juliana Gottardi | 23/12/25Uma novidade dessa edição é que o sistema aceitará notas do Enem de 2023, 2024 e 2025
O novo ministro da Educação é Milton Ribeiro. A escolha foi publicada do Diário Oficial da União (DOU) semanas após a demissão de Carlos Alberto Decotelli.

Decotelli foi a primeira escolha de Bolsonaro após a demissão de Abraham Weintraub. Porém, as inconsistências no currículo do ex-ministro fizeram com que ele deixasse o cargo antes mesmo de tomar posse. Renato Feder chegou a ser convidado para o cargo, mas negou o convite.
Milton Ribeiro é formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (SPS) e em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Pastor da Igreja Presbiteriana, Ribeiro é membro do Comissão de Ética Pública da Presidência, e é relator da Comissão de Assuntos Educacionais da Universidade Mackenzie, de acordo com seu currículo Lattes.

Esse é o quarto ministro da Educação em um ano e meio de governo Bolsonaro. Ricardo Vélez ficou no comando no ministério por três meses e foi substituído por Abraham Weintraub, que gerenciou o MEC durante 14 meses, até anunciar a sua demissão 18 de junho. Carlos Alberto Decotelli ficou menos de uma semana na pasta, após denúncias de inconsistências em seu currículo.
Saiba mais: Decotelli pede demissão do ministério da Educação
Enem 2020 é adiado por conta da pandemia de coronavírus