Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Música para bebês: conheça 10 opções especiais

A música é muito importante para o desenvolvimento infantil. Por isso, separamos 10 músicas para bebês para você colocar para os pequenos.

música para bebês

A música está presente na vida de uma criança desde muito cedo, basta reparar que a maioria dos brinquedos educativos emitem barulho ou possuem músicas neles. A audição é o primeiro sentido que se forma, portanto, ainda na gestação, colocar músicas para o bebê ouvir ajuda bastante em seu desenvolvimento.

Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto 

Quanto antes isso for introduzido na vida da criança, melhor, pois traz inúmeros benefícios aos pequenos. As canções auxiliam no processo de reconhecimento oral das palavras e sentidos, além de terem as melodias que podem servir como um jogo de memorização. Além disso tudo, as músicas possibilitam as danças, o que permite às crianças o desenvolvimento do equilíbrio e diversão. 

Qual a importância da música para bebês?

A música tem uma participação extremamente importante no desenvolvimento de uma criança, isso porque ajuda a estimular a audição, a fala, contribui para o desenvolvimento sensorial, motor e intelectual.

Dentre os diversos benefícios que a música traz, estão:

  • Ajuda a aprender novas palavras;

  • Melhora da pronúncia;

  • Aumento do desenvolvimento afetivo;

  • Contribui para o desenvolvimento da coordenação motora.

10 músicas para bebês 

1) Se essa rua fosse minha

Essa música é um clássico que se tornou popular e de domínio público, fazendo parte da cultura brasileira. Sendo assim, foi transmitida de geração para geração, criando-se diversas versões de sua letra. 

Recentemente, ela foi regravada por um dos canais mais amados pelas crianças: a Galinha Pintadinha. Em um ritmo mais lento e calmo, no vídeo é mostrado um menininho prestes a dormir e sua mãe cantando a música em forma de história para o pequeno que logo adormece

2) Brilha, brilha, estrelinha

Acredita que essa música é um dos clássicos de Mozart? A cantiga tem mais de 12 versões e foi inspirada pela canção infantil francesa “Ah! Vous dirai-je, Maman”. O autor da música justamente a compôs para homenagear todas as crianças. E funcionou, já que elas amam escutar.

3) O sapo não lava o pé

Ele não lava o pé porque não quer! Essa é uma das músicas que as crianças amam demais, podendo ser cantada até trocando as vogais “e sepe ne leve e pe”. É uma ótima opção para desenvolver a fala, estimular a criança na hora do banho com a higiene pessoal e também ensinar as letras do alfabeto. 

4) Aquarela 

Quem não se encanta ouvindo essa? É uma ótima opção para as mamães se conectarem com os pequenos, ouvindo juntinhos. Você sabia que a letra de Aquarela remete à imaginação da criança? E justamente por isso que é uma música nostálgica, pois faz lembrar da infância.

Veja também:
+ Desenhos para pintar: 10 dicas para as crianças aproveitarem

5) A roda do ônibus

“A roda do ônibus gira, gira, gira…” uma música ótima para estimular os sentidos. A canção ajuda a criança a assimilar diferentes sons, ações e movimentos. Essa é a sugestão ideal para a turminha toda cantar em uma viagem escolar, por exemplo. 

6) Pintinho amarelinho

Que criança que não gosta de um animalzinho, não é mesmo? Essa música é ótima para estimular as crianças a imitar os gestos do pintinho amarelinho, sem falar que a letra da música é fácil para quem ainda está aprendendo a falar as primeiras palavras. 

7) O sítio do seu lobato

Essa é uma música que toda criança vai se encantar A canção também serve como um ótimo estímulo para ajudar os pequeninos a imitar os sons dos animais e aprender mais sobre cada um.

8) Upa cavalinho

“Pocotó pocotó pocotó pocotó. Upa cavalinho upa cavalinho” essa música ajuda qualquer neném entrar em estado de concentração. É um dos clássicos da Galinha Pintadinha, que faz toda criança parar para ouvir e até mexer as perninhas e bracinhos.

9) Sopa (Palavra Cantada)

Essa é para aqueles pequenos que estão entrando na introdução alimentar ou até mesmo os maiorzinhos que apresentam dificuldade com algum alimento. O grupo Palavra Cantada traz esse clássico com muita animação, citando alguns alimentos em um ritmo contagiante. 

10) Baby Shark! 

Esse não poderia faltar! As repetições de Baby Shark encantam os pequenos que adoram imitar os sons e os movimentos, além de ser um estímulo para conhecerem um idioma estrangeiro. Faça um teste e alterne entre a versão em português e inglês da música, para que as crianças aprendam ambas.

Veja também:
Inglês para crianças: por que é a melhor coisa a fazer pelo seu filho?

E para fazer os bebês dormirem, tem música específica? 

 Tem sim! Para ajudar as mamães e papais nessa tarefa, existe um som que não é bem uma música, mas que é capaz de acalmar os bebês e fazê-los dormir, pois o mesmo relembra muito o som de se estar dentro da barriga da mamãe, é o famoso ruído branco.

O ruído branco tem a capacidade de acalmar o cérebro, além de neutralizar e mascarar sons que prejudicam o sono, como cachorros latindo, alarme tocando, entre outros. Isso explica o porquê muitas pessoas dormem rapidamente enquanto estão assistindo televisão ou escutam o barulho da chuva.

Essa técnica funciona muito bem com os bebês justamente por imitar o barulho do útero, onde eles passaram boa parte do início da vida. Vale a pena fazer o teste com os pequenos e observar qual será o resultado obtido.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações