A Prova Nacional Docente (PND) é obrigatória apenas para estudantes de licenciatura selecionados pelo Enade Licenciaturas, pois ela substitui a avaliação teórica tradicional do Enade nesses cursos.
Quem não fizer a PND estando nessa situação pode ter problemas para colar grau e receber o diploma, a menos que apresente uma justificativa aceita.
Para professores já formados, a participação é opcional, mas pode representar vantagem, já que algumas redes públicas utilizam o resultado da PND em processos seletivos e concursos.
Confira mais detalhes:
Com a prova prestes a acontecer, muita gente por aí deve se perguntar: “o que acontece se eu não fizer a PND (também conhecida como Prova Nacional Docente).
Por isso, a Revista Quero foi em busca das respostas para ajudar você a solucionar essa dúvida!
É obrigatório fazer a Prova Nacional Docente?
Antes de saber exatamente o que acontece se você não for fazer a prova, uma coisa importante de ter em vista é para quem ela é obrigatória.
Segundo as informações oficias, a Prova Nacional Docente é obrigatória para quem está terminando a graduação na área de licenciatura e foi selecionado para o Enade Licenciaturas, já que ela substituiu a avaliação teórica tradicional do Enade para esses cursos.
Vale lembrar que ela não é obrigatória para os professores em exercício, ou seja, quem já é formado e trabalha nas redes de ensino.
Agora que você já sabe para quem ela é obrigatória fica um pouco mais fácil de entender o que acontece se não fizer a prova.
Basicamente, se você foi selecionado pelo Enade das Licenciaturas e não fizer a PND, pode sofrer as consequências dessa ausência correndo o risco de não colar grau e receber o seu diploma. (Aqui, entram várias questões que são discutidas atualmente, mas o resumo é: se você não fizer a prova e não tiver um bom motivo para justificar essa ausência, pode ter que entrar com ação e ter uma grande dor de cabeça com isso).
Se você já é professor formado e que trabalha na rede de ensino, não fazer a prova só limita as suas possibilidades (já que algumas redes públicas podem adotar a PND como etapa única ou complementar de concursos).
Cada rede decide se adota ou não esse critério de seleção, por isso vale ficar de olho, porque ela pode ajudar a abrir portas e facilitar a entrada no serviço público.
Em linhas gerais, deu para perceber que a Prova Nacional Docente pode ajudar na aprovação em concursos, principalmente aqueles que são voltados para a área da educação básica.
Uma boa nota no exame pode gerar benefícios como:
Diminuir etapas em concursos públicos;
Ajudar a comprovar proficiência didática;
Aumentar a pontuação em processos seletivos.
Portanto, trata-se de uma ótima alternativa para quem atua na área do ensino para abrir oportunidades e entrar no serviço público.
Faça pós com desconto
Se você está em busca de uma pós, mas precisa fazer com que esse investimento caiba no seu bolso, precisa conhecer a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo: