O que é a Prova Nacional Docente?
A Prova Nacional Docente (PND), frequentemente chamada de “Enem dos Professores”, é uma nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fortalecer a formação dos educadores e auxiliar na seleção de docentes para a educação básica pública no Brasil.

A medida foi lançada no programa Mais Professores para o Brasil, que visa melhorar a qualidade da docência, incentivar a formação contínua dos profissionais de educação e garantir um ensino público de melhor qualidade.
Leia também:
Qual é a diferença entre um professor e um pedagogo?
Objetivos e Funcionalidade da PND
A principal missão da PND é fornecer uma ferramenta objetiva para a seleção de professores nas redes públicas de ensino, contribuindo com parâmetros que possam ser usados nos processos de ingresso no magistério.
Ao mesmo tempo, a prova permitirá que os participantes realizem uma autoavaliação, ajudando-os a identificar pontos a melhorar em sua formação contínua.
A PND não se limita apenas a auxiliar nas seleções, mas também busca oferecer dados que subsidiem a formulação de políticas públicas focadas na formação de professores, com a visão de promover um ensino de qualidade e valorização da profissão docente.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Estrutura da Prova
Com um formato semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a PND será aplicada anualmente e tem como base a matriz de referência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade), com ênfase na avaliação dos cursos que formam os futuros professores.
A avaliação será realizada de maneira descentralizada, com a organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para os concluintes de cursos de licenciatura, a PND será a avaliação teórica do Enade.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Adesão ao Exame e Cronograma
Os estados e municípios interessados em adotar a PND como parte do processo seletivo de professores devem formalizar a adesão ao exame no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
O período para adesão vai de 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025, e as inscrições para a prova ocorrerão entre 30 de junho a 11 de julho de 2025.
A primeira edição da PND será realizada em novembro de 2025 e servirá como uma importante ferramenta para redes públicas de ensino decidirem sobre a contratação de novos professores. A PND poderá ser utilizada como etapa única ou complementar nos editais de admissão de docentes.
Mais Professores para o Brasil
O programa Mais Professores para o Brasil, que abrange a Prova Nacional Docente, é uma das iniciativas mais amplas do governo federal voltadas para a valorização e qualificação do magistério.
Lançado pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa visa não apenas realizar a PND, mas também implementar ações de apoio à formação continuada, como a Bolsa Mais Professores e o Pé-de-Meia Licenciaturas, além de parcerias com instituições bancárias e outros ministérios.
Com a meta de atender 2,3 milhões de docentes em todo o país, o programa busca melhorar as condições de trabalho dos professores e, por consequência, o desempenho dos alunos na educação básica.
+ Pé-de-Meia Licenciatura: o que é, como funciona e como se inscrever
+ Pé-de-meia: veja regras, datas e calendário oficial do programa do MEC
O que diz o MEC sobre o Enem dos Professores?
De acordo com Gregório Durlo Grisa, secretário-executivo adjunto do MEC, “hoje, há uma média de 7,5 anos sem a realização de concursos, nas redes municipais, e de cinco anos nos estados. É muito tempo, portanto, sem a renovação dos profissionais da educação”, avaliou.
Ele também explicou que a adesão à Prova Nacional Docente é simples e não exige burocracia, destacando:
“O período de adesão é simples e não requer um rol de documentos ou burocracia. Posteriormente (entre 1º de março a 25 de junho), teremos o cadastro dos editais de seleção, que deve ser feito pelos entes federativos. Com isso, o Brasil inteiro vai saber quais entes aderiram e quais deles abriram vagas de trabalho, por meio da Prova Nacional Docente”, afirmou, em entrevista ao site oficial do Inep.
Cronograma da Prova Nacional Docente
- Publicação do Edital de Adesão pelo MEC: 12 de fevereiro de 2025
- Período de Adesão no Simec: 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025
- Cadastro do Edital de Seleção pelos Entes Federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025
- Inscrições para a PND: 30 de junho a 11 de julho de 2025
- Realização da PND: Novembro de 2025
Como conseguir descontos na pós-graduação?
Se você quer fazer uma pós-graduação para melhorar o seu currículo e dar um novo salto na sua carreira, a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para cursos lato e stricto sensu em instituições espalhadas por todo o Brasil.
São faculdades parceiras que contam com descontos nas mensalidades durante todo o curso. Veja a seguir uma lista com algumas dessas instituições:
+ Veja mais informações no site da Prova Nacional Docente, do Ministério da Educação