Todo ano, milhares de estudantes brasileiros se preparam intensamente para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no entanto, imprevistos podem surgir, impedindo a presença de alguns candidatos no dia da prova.
Essa situação gera dúvidas importantes: o que acontece se não for ao Enem 2024? Tem alguma multa? Posso fazer o Enem no próximo ano? A resposta é que depende se você pagou a taxa ou obteve a isenção do valor.
A seguir, confira as respostas para essas questões e entenda as implicações de faltar no Enem!
Ao faltar ao Enem, o candidato perde a oportunidade de utilizar a nota do exame para processos seletivos federais, como o Sisu e o Prouni, que exigem a edição mais recente do exame. Isso significa que, ao não comparecer à prova, o candidato precisará aguardar até o próximo ano para participar novamente.
Além disso, para aqueles que pagaram a taxa de inscrição, a ausência não exige justificativa oficial ao Inep; basta realizar a inscrição novamente no próximo ano quando abrirem as inscrições.
Por outro lado, candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição e faltaram no dia do Enem precisam justificar a sua falta. Caso não apresentem justificativa válida, perdem o direito à isenção no ano seguinte.
Foto Reprodução/Portal Gov.br
Essa justificativa deve ser enviada no momento da inscrição da próxima edição e conterdocumentos que comprovem o motivo da ausência. Todos devem estar datados e assinados e nos formatos PDF, PNG ou JPG.
Os documentos aceitos para justificar ausência no Enem incluem:
Assalto ou furto: boletim de ocorrência policial;
Acidente de trânsito: boletim de ocorrência policial;
Casamento: certidão de casamento;
Falecimento na família: certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo;
Maternidade ou paternidade: certidão de nascimento ou de adoção legível;
Privação de liberdade: mandado de prisão ou documento que comprove privação de liberdade nas datas da prova;
Emergência médica: atestado médico ou odontológico legível;
Trabalho ou deslocamento profissional: declaração de atividade profissional;
Intercâmbio acadêmico: documento oficial da instituição de ensino.
Caso você tenha faltado ao Enem, o primeiro passo é entender qual é a sua situação em relação à inscrição. Se você pagou a taxa, não precisa apresentar justificativa. No entanto, terá de aguardar a abertura das inscrições no próximo ano para tentar novamente.
Agora, se você obteve a isenção da taxa e faltou ao Enem, é essencial justificar a ausência na próxima inscrição, ou perderá o direito à isenção no ano seguinte.
Para isso, será necessário reunir documentos que comprovem o motivo da falta, como boletins de ocorrência (em casos de assalto ou acidentes), atestados médicos, entre outros. Certifique-se de que esses documentos estejam datados, assinados e nos formatos exigidos (PDF, PNG ou JPG) para evitar problemas no envio.
Você sabia que no site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos e você não precisa usar a nota do Enem para entrar?
Isso porque diversas faculdades parceiras na Quero Bolsa não exigem usar necessariamente a nota do Enem para iniciar na graduação. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo: