O que é a Atividade Prática Supervisionada do IBMR?

Devido o período noturno ter uma carga horária menor de aulas do que o da manhã, foi implantado desde o semestre passado a APS

No curso de Psicologia, turno da noite do Centro Universitário IBMR (IBMR), temos uma carga horária menor de aulas do que o turno da manhã, por esse motivo foi implantado desde o semestre passado um trabalho (APS) que é aplicado em todas as disciplinas e vale como hora para compor a carga horária e ponto para a avaliação, exceto na modalidade de Educação a Distância (EaD).

O professor propõe um tema dentro da disciplina lecionada e orienta de que formas o trabalho pode ser realizado. O objetivo maior é que na realização da pesquisa esteja envolvida alguma prática de campo, como participação acadêmica em grupos terapêuticos, entrevistas com profissionais da área, pesquisa bibliográfica e normalmente uma breve apresentação em grupo na sala de aula, trazendo o conhecimento do assunto para toda a turma e o professor

Nesse semestre, foi muito interessante a APS proposta na disciplina de Sociedade e Comportamentos Grupais, pela professora Fernanda Mendes. Os grupos poderiam escolher o tema dentro da área de psicologia social x situação-problema social.

No grupo que fiz parte, escolhemos o tema “Violência doméstica contra a Mulher”, pesquisamos estatísticas, formas de violência, a lei que regulamenta, programas de políticas públicas oferecidos dentro da temática, trabalhos de instituições privadas, religiosas, ONGs e irmandades.

Chegamos até o Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA), uma irmandade que presta acolhimento e escuta por meio de encontros presenciais, normalmente realizados em salas privadas de institutos religiosos, diversos dias da semana, em todo Brasil. Nesse encontro, é oferecido a escuta do relato das participantes e é apresentado o programa de recuperação com 12 passos e 12 tradições em apostila (assim como no Alcoólicos Anônimos), que são comercializadas no próprio local. Além da partilha de relatos, há leituras direcionadas pelas apostilas que dão um direcionamento para tratamento da comorbidade.

Nesse ambiente, as mulheres sentem que não estão sós, que estão livres de julgamentos e que ali é um lugar seguro para partilhar suas dores e progresso da dependência emocional.

Participar da realização da APS proporciona o aluno a entrar em contato com a prática da profissão (Psicologia) nas suas mais variadas áreas de atuação, além de proporcionar o conhecimento de programas para o cuidado da saúde física e mental.

Para mais informações: https://grupomadabrasil.com.br/passos-e-tradicoes/

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações