Quem está acompanhando as redes sociais nas últimas semanas se deparou com o termo “gíria regional”, principalmente quando o assunto é Big Brother Brasil 2024. Isso porque a fala de alguns participantes tem causado discussão dentro e fora do reality show.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Até onde é apenas uma expressão ou uma fala problemática? Um dos casos aconteceu depois de Alane reclamar que Juninho havia flertado com ela em uma festa, mas que também estava interessado por Leidy Ellin.
Durante a discussão, Juninho, que é carioca, respondeu: “Abaixa a bola. Eu sou solteiro. Se eu quiser tocar você, eu toco”, o que foi o suficiente para a briga aumentar. Segundo o, agora, ex-BBB, no Rio de Janeiro “tocar é chegar na mina e desenrolar”.

Mas antes mesmo deste conflito, Davi já havia movimentado a casa por conta de outras falas que os seus colegas de confinamento e também o público questionaram. Entre elas estão o “psiu” durante uma discussão com Yasmin Brunet.
Dentro da língua portuguesa, o “psiu” funciona como uma interjeição, sendo frequentemente utilizado como um pedido de silêncio. No entanto, nas regiões da Bahia, essa palavra assume uma ideia de “preste atenção” ou “aqui”.
E, claro, que isso se tornou uma forma de piada na internet!

+ Calabreso existe? Veja significado do termo usado por Davi no BBB 24
O que é gíria regional?
Gírias regionais são expressões que surgem em diferentes regiões do Brasil, enriquecendo a língua portuguesa com um toque local e também autêntico. Elas refletem não apenas diferenças geográficas, mas também aspectos culturais, históricos e sociais de cada lugar.
As expressões geralmente surgem como uma forma de identidade e pertencimento cultural de uma comunidade, não somente a região, mas também estados, cidades e até bairros, muitas vezes incorporando elementos da língua regional, tradições e influências étnicas.
+ Redação: quais termos não usar na redação do Enem
Dicionário das Olimpíadas: aprenda o significado dos termos em inglês usados no evento
Além disso, essas expressões podem evoluir ao longo do tempo, sendo influenciadas por mudanças sociais, tendências culturais e até mesmo pela mídia. Inclusive, muitas gírias regionais circulam em outros lugares do Brasil, como é o caso do “oxe”, por exemplo.
É importante notar que, enquanto algumas gírias regionais podem ser amplamente compreendidas dentro da sua área de origem, elas podem não ser facilmente entendidas por pessoas de outras regiões ou culturas, como aconteceu no BBB 24.