logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Vim ou vir: entenda a diferença e veja qual é o certo

por Redação Revista Quero em 02/05/23 42 mil visualizações

Qual é o certo: vir ou vim? A resposta mais rápida é que: depende. Ambas palavras existem e são formas do verbo "vir", contudo, são usadas em diferentes situações. Seja para escrever uma redação do Enem ou para mandar uma mensagem no whatsapp, essa dúvida é muito comum entre os brasileiros. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nesta matéria, você irá entender como funciona a conjugação do verbo "vir", aprender dicas para lembrar a diferença entre "vim" e "vir" e identificar os erros mais comuns que são cometidos utilizando essas palavras. Continue na leitura e vamos aprender juntos!

Veja mais: As vezes ou às vezes: como se escreve?
Porém: significado, sinônimos e quando se usa a conjunção adversativa

Qual a diferença entre vir e vim?

De forma clara e objetiva, a diferença entre "vim" e "vir" está no tempo verbal em que são utilizadas:

"Vim": use "vim" quando se referir a uma ação passada, pois é a forma conjugada do verbo "vir" no pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: "Ontem, vim à escola a pé."

"Vir": use "vir" em duas situações diferentes:

  • Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo. Exemplo: "É preciso vir cedo para conseguir um bom lugar."

  • No presente do indicativo, quando se refere a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Exemplo: "Ele vai vir à festa amanhã."


Leia: LGBTQIA+: entenda o significado da sigla e a luta dessa comunidade
Gaslighthing e outras 7 palavras recentes e seus significados

Como se conjuga o verbo vir?

O verbo "vir" é irregular e pode ser um pouco complicado de conjugar em alguns tempos e modos verbais. Mas não se preocupe! Com um pouco de prática, você vai dominar as formas corretas e se tornar um expert em "vir". 

Para ajudar, vamos analisar alguns exemplos de conjugação do verbo "vir" em diferentes tempos e modos:

  • Presente do Indicativo: Eu venho, tu vens, ele/ela vem, nós vimos, vós vindes, eles/elas vêm.

  • Pretérito Perfeito do Indicativo: Eu vim, tu vieste, ele/ela veio, nós viemos, vós viestes, eles/elas vieram.

  • Futuro do Indicativo: Eu virei, tu virás, ele/ela virá, nós viremos, vós vireis, eles/elas virão.


Confira: Tossindo ou tussindo: como se escreve?
Conheça 4 profissões para quem gosta de escrever

Quando usar "vim" ou "vir"?

A palavra "vim" é a forma conjugada do verbo "vir" no pretérito perfeito do indicativo, usada para falar de algo que aconteceu no passado. Por exemplo: "Ontem, vim à escola a pé." Outros exemplos incluem:

  • "Nós viemos ao teatro para assistir à peça."

  • "Ela veio nos visitar durante as férias."

"vir" pode ser usada como infinitivo (a forma básica do verbo) ou no presente do indicativo, quando nos referimos a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Por exemplo: "Ele vai vir à festa amanhã." Alguns outros exemplos são:

  • "Os convidados vêm para o jantar às 20h."

  • "Quando você vier, traga um casaco, pois estará frio."

Pode vir ou pode vim: qual o certo?

Seguindo a norma da conjugação do verbo no presente do indicativo, o correto seria "pode vir". A colocação "pode vim", escrita com m, está completamente errada.

Como não confundir "vir" com "vim"?

Uma dica para não se confundir é pensar que "vim" tem a palavra "m" no final, assim como a palavra "ontem", que indica passado. Já "vir" tem um som parecido com "ir", que é usado para falar de algo que ainda vai acontecer. Além disso, você pode criar pequenas histórias que relacionem "vim" ao passado e "vir" ao futuro.

Além disso, pratique com exercícios e atividades para aperfeiçoar seu uso de "vim" e "vir" e assim evitar os erros comuns relacionados a essas palavras. Converse com outras pessoas, escreva textos e participe de atividades em grupo para praticar o uso adequado de "vim" e "vir". Quanto mais você praticar, mais fácil será lembrar e aplicar as regras corretamente.

Saiba mais: Mas ou mais: como se escreve?
Pós-graduação ou pós graduação: como se escreve?
Confira 10 dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem

Erros mais comuns no uso do "vim" e "vir"

Às vezes, as pessoas confundem "vim" e "vir" e acabam usando uma palavra no lugar da outra. Não se preocupe! Com um pouco de atenção e prática, você vai aprender a identificar e corrigir esses erros. Alguns exemplos de erros frequentes incluem:

  • "Eu vir à loja ontem." (Errado) / "Eu vim à loja ontem." (Certo)

  • "Quando você vim, me avise." (Errado) / "Quando você vier, me avise." (Certo)

Para corrigir esses erros, revise suas frases e verifique se você está usando a forma correta do verbo "vir" de acordo com o tempo verbal. Se necessário, consulte as regras gramaticais e os exemplos mencionados anteriormente nesta matéria.

Leia também: Perda ou perca: como se escreve?
Com certeza ou concerteza: como se escreve?
Houve ou houveram: como se escreve?

Como dominar o uso de "vim" e "vir"?

Agora que você já entendeu a diferença entre "vim" e "vir", aprendeu algumas dicas para não se confundir e viu exemplos de erros comuns que as pessoas cometem, está pronto para enfrentar os desafios da língua portuguesa. 

Continue estudando e praticando, e logo você vai dominar o uso correto dessas palavras e muitas outras. Afinal, a prática leva à perfeição! Conhecer e aplicar corretamente as regras gramaticais é essencial para se comunicar de forma eficaz e transmitir suas ideias com clareza. Então, siga em frente e domine a arte de usar "vim" e "vir" com confiança e precisão.

Está estudando pro Enem?

Se você já começou a preparação para o Enem e quer se organizar da melhor forma para estudar todos os conteúdos que caem na prova, baixe agora o Plano de Estudo Enem de Boa

Trata-se um cronograma 100% gratuito, que oferece tudo que você precisa de graça: videoaulas, exercícios com resolução e resumos. Além disso, você também ganha acesso a conteúdos extras. 

Baixar plano de estudo gratuito

Veja mais: Alto ou Auto: como se escreve?
Posso escrever a redação do Enem em primeira pessoa?
Como escrever uma tese para redação do Enem?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54