Primeiro é preciso entender qual é o estilo de texto exigido no Enem: o dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de redação, você deve apresentar sua tese, ou seja, sua opinião sobre o tema proposto e defendê-la com argumentos consistentes.
No final, você ainda precisa sugerir uma proposta de intervenção para o problema colocado ao longo do texto.
É preciso seguir à risca o estilo dissertativo-argumentativo, caso contrário a redação receberá nota zero. Sendo assim, não são aceitos poemas, narração de uma história ou depoimento de uma experiência pessoal.
Guia de redação gratuito
Afinal, pode usar a 1ª pessoa na redação do Enem?
A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
“No Enem, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas. Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra.
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Leia também: Redação: quais termos não usar na redação do Enem
+ Enem: quais motivos podem anular a redação?