
Enem 2025: prazo para pedir isenção termina nesta sexta (25)
Isabella Baliana | 25/04/25Resultado será divulgado em 12 de maio e quem tiver o pedido negado poderá solicitar recurso; veja datas
Entenda as regras sobre o uso da primeira pessoa na redação do Enem e descubra como isso pode impactar sua nota
Todo estudante já ouviu do professor para não escrever frases do tipo “eu acho…” ou “na minha opinião…” na redação. De fato, essa expressão deixa o texto mais informal e pessoal.
Baixe já: Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação
Mas, e na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? É possível escrever em primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós)?
Leia mais: Enem: veja porque você deve saber o que é variação linguística
+ Fake News: entenda o que são as notícias falsas e quais são seus impactos
Primeiro é preciso entender qual é o estilo de texto exigido no Enem: o dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de redação, você deve apresentar sua tese, ou seja, sua opinião sobre o tema proposto e defendê-la com argumentos consistentes.
No final, você ainda precisa sugerir uma proposta de intervenção para o problema colocado ao longo do texto.
É preciso seguir à risca o estilo dissertativo-argumentativo, caso contrário a redação receberá nota zero. Sendo assim, não são aceitos poemas, narração de uma história ou depoimento de uma experiência pessoal.
A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
“No Enem, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas. Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra.
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Leia também: Redação: quais termos não usar na redação do Enem
+ Enem: quais motivos podem anular a redação?
Confira algumas palavras e expressões em terceira pessoa que podem ser úteis para uma redação em terceira pessoa:
Lembre-se de adequar o uso dessas palavras ao contexto da sua redação e de manter a consistência no uso da terceira pessoa ao longo do texto.
O Enem é uma prova bastante extensa e conteudista. Por isso, para se dar bem é preciso estudar direitinho. Com o apoio de um bom plano de estudo, fica bem mais fácil. A Quero Bolsa lançou um cronograma super completo e gratuito. Baixe já:
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.