Tipos de intercâmbio
Como mencionado acima, existem diferentes tipos de intercâmbio, relacionados ao objetivo procurado pelo indivíduo ao investir nesta experiência. Por esse motivo, é possível encontrar um programa que se adeque às necessidades de cada pessoa, seja ela de qualquer faixa etária ou grau de conhecimento.
Intercâmbio acadêmico
Direcionado para aqueles que pretendem estudar, seja durante um ano do ensino básico, passando por uma graduação e chegando aos programas de mestrado e doutorado, o intercâmbio acadêmico possibilitará ao aluno a oportunidade de obter um diploma ou certificado válido internacionalmente, reconhecido em ambos países, o de origem e aquele onde o curso foi efetivado. Além disso, o intercâmbio acadêmico também possibilita que o aluno dedique seu tempo para aprender um novo idioma ou aprimorar uma língua da qual ele já teve contato. Esse é o tipo de intercâmbio mais procurado por estudantes do mundo todo.
Intercâmbio de trabalho
O intercâmbio de trabalho corresponde aos programas que permitem que o intercambista exerça atividade remunerada durante sua estadia no pais estrangeiro. Eles podem abarcar funções que exigem menor profissionalização até contratações para cargos específicos, onde o intercambista pode aprimorar conhecimentos e experiências profissionais adquiridas no Brasil. Em alguns casos, o intercâmbio de trabalho permite que o estudante curse aulas do idioma do pais estrangeiro, diminuindo assim seus custos com o programa.
Intercâmbio voluntário
Atuar em prol de uma causa é um objetivo de muitas pessoas. Com o intercâmbio voluntário, o indivíduo pode ensinar um novo idioma, atuar com projetos ligados à conservação do meio ambiente ou ainda colocar seus conhecimentos profissionais em uma ação que busca beneficiar uma comunidade. Além de ajudar um projeto, o voluntariado poderá aprender enquanto realiza uma boa ação.
Intercâmbio de férias
Com períodos de menor duração e com objetivos culturais e linguísticos, o intercâmbio de férias pode se encaixar na vida de diversas pessoas, já que, além de exigir um menor tempo de dedicação, eles costumam ter valores mais acessíveis. Durante algumas semanas ou meses, o intercambista terá uma recheada rotina de atividades que o ajudarão a absorver todos os benefícios de um intercâmbio em menor tempo.
Confira: Vale a pena confiar em uma agência online de intercâmbio?
Como escolher o destino certo para intercâmbio?
Ao decidir sobre qual tipo de intercâmbio será melhor para os seus objetivos, é chegada a hora de escolher qual é o local ideal para você. É necessário que você avalie as características do pais de seu interesse e quais são as vantagens e desvantagens dele. Por esse motivo, pense sobre o clima, alguns costumes que mais te impactarão no dia a dia e o valor que você tem disponível para investir.
Uma boa dica para diminuir as chances de erro é conversar com intercambistas que já tiveram experiências nesses locais. É possível encontrar pessoas dispostas a te ajudar com essas informações nas redes sociais ou em grupos especializados.