Intercâmbio: o que é, como funciona, como se planejar
Intercâmbio é um tipo de experiência que todos os estudantes gostariam de ter. Tire todas as suas dúvidas antes de tirar o seu passaporte e embarcar mundo afora!
Intercâmbio é um tipo de experiência que todos os estudantes gostariam de ter. Isso porque, por meio desta oportunidade, é possível aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura ou ainda aprofundar conhecimentos em um tema específico.
Para os formados e que procuram oportunidades de emprego, ou ainda pretendem aliar um curso de idiomas a algumas horas de trabalho para financiar os estudos, o intercâmbio também é uma excelente oportunidade.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por mais que tenhamos relativo contato com o tema vez ou outra, ainda restam muitas dúvidas sobre como esses programas funcionam, a quem eles se destinam, qual é o investimento necessário e como se preparar para essa experiência. Se essa é uma de suas dúvidas, esse conteúdo está aqui para sanar todas elas.
O que é um intercâmbio?
Intercâmbio, na definição da palavra, está relacionado a troca de algum item, conhecimento ou cultura. No entanto, sua utilização mais comum está ligada à passagem de um período fora de seu local de origem, seja com objetivos profissionais, estudantis ou pessoais.
Leia Mais: 4 lugares mais baratos para fazer intercâmbio e aprender inglês
Quem pode fazer um intercâmbio?
Todos aqueles interessados nessas trocas podem fazer intercâmbio. O que vai mudar de pessoa para pessoa é a motivação que a levará a deixar seu pais de origem por um tempo e, portanto, qual o tipo de intercâmbio ela fará. Nesse sentido, é possível fazer intercâmbio durante o ensino médio, para aprender um novo idioma, para trabalhar a convite de uma organização ou combinando dois ou mais desses objetivos.
Vantagens de fazer um intercâmbio
Pela definição em si do que é um intercâmbio, aposto que você já conseguiu imaginar algumas das possíveis vantagens de embarcar em um programa desse tipo. Para te demonstrar alguns desses pontos positivos, preparamos uma lista de vantagens que você pode obter ao fazer um intercâmbio. Confira:
Aprender uma nova cultura e realizar trocas de experiências;
Dominar um idioma estrangeiro;
Enriquecer seu currículo;
Aumentar sua rede de contatos;
Desenvolver sua competências e habilidades;
Conquistar um certificado de reconhecimento internacional;
Tornar-se independente;
Conhecer o mundo.
Oportunidades que um intercâmbio oferece
As oportunidades que um intercâmbio oferece são únicas e costumam acelerar o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de todos que passam por ele. Dedicar-se ao novo, superar desafios, desenvolver o autoconhecimento e tornar-se um cidadão global são algumas dessas oportunidades.
Tipos de intercâmbio
Como mencionado acima, existem diferentes tipos de intercâmbio, relacionados ao objetivo procurado pelo indivíduo ao investir nesta experiência. Por esse motivo, é possível encontrar um programa que se adeque às necessidades de cada pessoa, seja ela de qualquer faixa etária ou grau de conhecimento.
Intercâmbio acadêmico
Direcionado para aqueles que pretendem estudar, seja durante um ano do ensino básico, passando por uma graduação e chegando aos programas de mestrado e doutorado, o intercâmbio acadêmico possibilitará ao aluno a oportunidade de obter um diploma ou certificado válido internacionalmente, reconhecido em ambos países, o de origem e aquele onde o curso foi efetivado. Além disso, o intercâmbio acadêmico também possibilita que o aluno dedique seu tempo para aprender um novo idioma ou aprimorar uma língua da qual ele já teve contato. Esse é o tipo de intercâmbio mais procurado por estudantes do mundo todo.
Intercâmbio de trabalho
O intercâmbio de trabalho corresponde aos programas que permitem que o intercambista exerça atividade remunerada durante sua estadia no pais estrangeiro. Eles podem abarcar funções que exigem menor profissionalização até contratações para cargos específicos, onde o intercambista pode aprimorar conhecimentos e experiências profissionais adquiridas no Brasil. Em alguns casos, o intercâmbio de trabalho permite que o estudante curse aulas do idioma do pais estrangeiro, diminuindo assim seus custos com o programa.
Intercâmbio voluntário
Atuar em prol de uma causa é um objetivo de muitas pessoas. Com o intercâmbio voluntário, o indivíduo pode ensinar um novo idioma, atuar com projetos ligados à conservação do meio ambiente ou ainda colocar seus conhecimentos profissionais em uma ação que busca beneficiar uma comunidade. Além de ajudar um projeto, o voluntariado poderá aprender enquanto realiza uma boa ação.
Intercâmbio de férias
Com períodos de menor duração e com objetivos culturais e linguísticos, o intercâmbio de férias pode se encaixar na vida de diversas pessoas, já que, além de exigir um menor tempo de dedicação, eles costumam ter valores mais acessíveis. Durante algumas semanas ou meses, o intercambista terá uma recheada rotina de atividades que o ajudarão a absorver todos os benefícios de um intercâmbio em menor tempo.
Confira: Vale a pena confiar em uma agência online de intercâmbio?
Como escolher o destino certo para intercâmbio?
Ao decidir sobre qual tipo de intercâmbio será melhor para os seus objetivos, é chegada a hora de escolher qual é o local ideal para você. É necessário que você avalie as características do pais de seu interesse e quais são as vantagens e desvantagens dele. Por esse motivo, pense sobre o clima, alguns costumes que mais te impactarão no dia a dia e o valor que você tem disponível para investir.
Uma boa dica para diminuir as chances de erro é conversar com intercambistas que já tiveram experiências nesses locais. É possível encontrar pessoas dispostas a te ajudar com essas informações nas redes sociais ou em grupos especializados.
Organizando a viagem
Com um objetivo claro e após ter procurado conhecer a distância o máximo possível sobre o destino, chegou a hora de começar a organizar sua viagem. Alguns passos nessa organização são fundamentais para que você evite transtornos e consiga aproveitar dessa experiência de maneira positiva.
Documentação necessária
Além de ter toda a sua documentação atualizada e sem avarias, é necessário que você cheque qual o tipo de visto que seu intercâmbio irá exigir e quais são as etapas para a obtenção desse documento. Se seu intercâmbio tem como objetivo fins acadêmicos, consulte a escola onde você irá realizar o seu curso sobre as exigências para matrícula. Além do visto e das informações acadêmicas, verifique quais são as vacinas exigidas, já que alguns destinos costumam exigir imunizantes específicos de visitantes estrangeiros.
Como encontrar acomodação
Quase todos os destinos visitados por brasileiros possuem sites e plataformas que permitem que o estudante encontre acomodação ou um local onde ele poderá passar sua estadia. Algumas instituições acadêmicas mantêm alojamentos que facilitam a vida do intercambista. Se no seu caso essa oportunidade não estiver disponível, invista nos sites de compartilhamento de moradia e procure grupos de intercambistas brasileiros nas redes sociais.
Como planejar as finanças
Esse é um passo que precisa começar a ser feito bem antes do seu embarque. Separar uma quantia de dinheiro que permite que você passe por imprevistos sem grandes sofrimentos é essencial durante um intercâmbio. Verificar métodos de transferência internacional e ainda quais são os requisitos para ter uma conta local, caso seu intercâmbio permita o exercício de atividade remunerada, é essencial.
Leia ainda: 7 filmes para quem quer fazer intercâmbio e viajar mundo afora
Vida no destino
Após o embarque e acomodação, chegou a hora de colher os frutos dessa experiência. A vida no destino pode ser cheia de boas surpresas e deve ser vivida em seu máximo, aproveitando assim todo o esforço feito por você para a efetivação deste sonho.
Como se adaptar à cultura e fazer amigos?
A base do intercâmbio está na troca de experiências. Viver a cultura do seu destino, procurando se encaixar na rotina daquele pais e criar novos laços é fundamental para que essa experiência valha a pena. Por esse motivo, busque conversar com o maior número de pessoas possível, aproveitando os lugares onde você terá um círculo social recorrente, seja no trabalho ou no seu ambiente acadêmico.
Como aproveitar ao máximo a sua estadia?
Lembre-se que o intercâmbio é uma oportunidade desejada por muitas pessoas e que ela irá te trazer ganhos que você dificilmente teria em seu pais de origem. Então, viva intensamente esse período. Conheça cidades próximas àquela onde você irá residir e aproveite os dispositivos culturais presentes nela, como museus e parques. Nesses locais você terá excelentes oportunidades de troca de conhecimento.
E depois do intercâmbio, o que fazer?
Após essa experiência, você poderá aproveitar tudo aquilo que ela te proporcionou. O intercâmbio costuma ser um divisor de águas na vida de quase todas as pessoas que o realizam, trazendo benefícios que transcendem o período de tempo em que você reside de fato naquele local.
Aplique o conhecimentos adquiridos
Continuar adquirindo novos conhecimentos usando como mola propulsora àquilo que você aprendeu durante o intercâmbio é fundamental para validar essa experiência. Manter relações com sua rede de contato viabilizada pelo intercâmbio é uma ótima oportunidade de continuar a colocar os conhecimentos adquiridos em prática.
Use a experiência para o seu desenvolvimento profissional
Intercâmbios costumam ser feitos que diferenciam a experiência profissional de um indivíduo. Por esse motivo, não deixe de escrever sobre eles em suas cartas de motivação e em seu currículo. O intercâmbio te ajudará em seu desenvolvimento profissional mostrando que você está apto a enfrentar o desconhecido e tem vontade de aprender algo novo.
Além de um intercâmbio, como melhorar o currículo?
Mesmo com todas essas informações, um intercâmbio pode estar distante da realidade de muitas pessoas. Contudo, existem outras formas de obter os benefícios que essa experiência te traria, sem sair do Brasil. Investir em um curso superior pode ser uma boa oportunidade de melhorar seu currículo e adquirir conhecimentos que irão acelerar seu desenvolvimento profissional.
Uma das formas de diminuir esse investimento e garantir a qualidade do seu ensino é buscando uma das oportunidades presente no Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo da América latina. No portal você pode encontrar cursos com bolsa em todas as áreas do conhecimento e em diversas modalidades de ensino.
Para te ajudar ainda mais, separamos uma lista de instituições com ótimas oportunidades para novos estudantes e que podem ser a alavanca para seu sucesso profissional e desenvolvimento pessoal. Confira: