logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

O que é preciso para se tornar um bancário?

por Patrícia Carvalho em 28/08/19 1,5 mil visualizações

Atualizado em: 10/02/2022

como ser bancario

Nesta quarta-feira (28), comemora-se o Dia dos Bancários no Brasil em homenagem aos profissionais que atuam em agências bancárias e instituições financeiras, com vendas, abertura e fechamento de contas, investimentos e questões burocráticas.

A data foi escolhida por causa de uma greve no setor bancário que durou 69 dias, no dia 28 de agosto de 1951, que tinha como pauta um reajuste salarial de 40%.

Em alguns estados do País como o Acre, consideram o Dia dos Bancários um feriado e, por esse motivo, as agências bancárias não funcionam.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 2004 e 2014 o número de funcionários do setor bancário saltou de 390 mil para mais de 500 mil. Mas, afinal, quais são os passos para ingressar na área?

No Brasil, existem instituições financeiras de iniciativa pública e de iniciativa privada. As agências bancárias de iniciativa pública são administradas pelo Governo Federal. Já as agências privadas, são administradas por uma pessoa ou um grupo de pessoas, que possuem autonomia para gerir seus recursos. A forma de ingresso nos dois tipos de instituições, porém, são diferentes.


Leia mais:
+Cursos para quem quer trabalhar em banco
+Qual pós-graduação fazer para trabalhar em banco?

 Como conseguir emprego em um banco público?

Agências bancárias públicas como a Caixa Econômica Federal, realizam contratações por meio de concursos públicos. 

Lançados em editais publicados no Diário Oficial, os concursos acontecem em inúmeras regiões e podem ser voltados para os níveis médio ou superior, no qual é necessário ter um diploma de um curso superior.

O processo seletivo conta com uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos na área de candidatura. Os candidatos aprovados nessa fase, participam de uma ou mais entrevistas de admissão com os responsáveis pela contratação da agência bancária ou instituição financeira.

No entanto, cada concurso possui seu respectivo edital, que pode sofrer algumas alterações de acordo com a região.

Os funcionários de bancos públicos caracterizam-se como vitalícios, ou seja, possuem o direito à permanência em determinada função exceto em situações de sentença judicial ou justa causa. Além disso, os profissionais compartilham de outros benefícios assegurados aos servidores públicos como, por exemplo, licença-prêmio e abono.

Como conseguir emprego em um banco privado?

Para ser contratado em uma agência bancária privada, é necessário ser formado ou estar cursando o Ensino Superior.  Além disso, fazer cursos na área de vendas e atendimento ao público podem ser um diferencial.

Diferente dos concursos que lançam editais, as agências disponibilizam vagas em seus respectivos sites ou em sites de busca de empregos, nos quais os interessados podem se candidatar e enviar o currículo.

Após o envio do currículo, os selecionados normalmente passam por teste online ou presencial, dinâmica em grupo e entrevista presencial.

Outro fator importante para concorrer ao cargo de bancário, é possuir a Certificação Profissional Ambima Série 10 (CPA-10), emitida pela Ambima - principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. Para adquiri-la, é necessário acertar 70% das questões do exame aplicado pela Ambima em um Centro de Teste. As inscrições para realizar a prova devem ser feitas nos site da certificadora.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54