Como conseguir emprego em um banco público?
Agências bancárias públicas como a Caixa Econômica Federal, realizam contratações por meio de concursos públicos.
Lançados em editais publicados no Diário Oficial, os concursos acontecem em inúmeras regiões e podem ser voltados para os níveis médio ou superior, no qual é necessário ter um diploma de um curso superior.
O processo seletivo conta com uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos na área de candidatura. Os candidatos aprovados nessa fase, participam de uma ou mais entrevistas de admissão com os responsáveis pela contratação da agência bancária ou instituição financeira.
No entanto, cada concurso possui seu respectivo edital, que pode sofrer algumas alterações de acordo com a região.
Os funcionários de bancos públicos caracterizam-se como vitalícios, ou seja, possuem o direito à permanência em determinada função exceto em situações de sentença judicial ou justa causa. Além disso, os profissionais compartilham de outros benefícios assegurados aos servidores públicos como, por exemplo, licença-prêmio e abono.
Como conseguir emprego em um banco privado?
Para ser contratado em uma agência bancária privada, é necessário ser formado ou estar cursando o Ensino Superior. Além disso, fazer cursos na área de vendas e atendimento ao público podem ser um diferencial.
Diferente dos concursos que lançam editais, as agências disponibilizam vagas em seus respectivos sites ou em sites de busca de empregos, nos quais os interessados podem se candidatar e enviar o currículo.
Após o envio do currículo, os selecionados normalmente passam por teste online ou presencial, dinâmica em grupo e entrevista presencial.
Outro fator importante para concorrer ao cargo de bancário, é possuir a Certificação Profissional Ambima Série 10 (CPA-10), emitida pela Ambima – principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. Para adquiri-la, é necessário acertar 70% das questões do exame aplicado pela Ambima em um Centro de Teste. As inscrições para realizar a prova devem ser feitas nos site da certificadora.