Ferramenta utilizada em diversos níveis de ensino, do fundamental ao superior, o seminário é um poderoso método de aprendizagem e transmissão de conteúdo que coloca profissionais e estudantes sob um holofote no ambiente onde ele é requerido. Os seminários são utilizados com frequência na defesa de projetos de pesquisa, apresentação de relatórios e como suporte básico para a realização do tão temido TCC.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Se você quer saber com detalhes o que é esta ferramenta, para que ela serve, quais são seus tipos e como planejar e apresentar um seminário, fique ligado em nossas dicas.
O que é um seminário?
O seminário é um dos diversos gêneros textuais que utilizamos para apresentar um conteúdo para um público. Esta ferramenta é versátil, podendo ser aplicada na transmissão de conteúdos, como base para uma discussão ou forma de treinamento.
Baseado na oralidade, o seminário requer certa cautela com a maneira como empregamos a linguagem a fim de adequar o vocabulário do emissor ao receptor, procurando fortalecer a transmissão da mensagem. A utilização de ferramentas audiovisuais pode ser empregada durante um seminário para ajudar o público na compreensão do conteúdo compartilhado.

Para que servem os seminários?
Apresentar uma série de conteúdos em linguagem oral para um público é a função primária de um seminário. No entanto, por meio dessa base, é possível atingir outros propósitos, como apresentar resultados de um estudo ou experiência. Por essa amplitude, o seminário serve como ferramenta em todas as áreas do conhecimento.
A maioria dos indivíduos tem seu primeiro contato com o seminário em salas de aula ou em eventos profissionais de atualização ou treinamento. Ele é uma das diversas formas que as instituições usam para transmitir de maneira efetiva novas regras, expõe resultados de ações internas ou externas, alinham objetivos ou buscam construir um diálogo.
Leia Mais: Formação acadêmica no currículo: veja como organizar informações
Tipos de seminários
O seminário é um dos mais plurais gêneros comunicacionais. Ele pode ter um transmissor ou ser apresentado por um grupo de indivíduos, utilizar ou lançar mão de ferramentas audiovisuais ou ainda ser objeto de improvisação, pautando se no diálogo e na construção coletiva.
Para te ajudar a entender como os seminários são construídos, vamos separá-los em três tipos básicos: Seminário Acadêmico, Seminário de Projetos ou Seminário de Relatório.
Seminário Acadêmico
Este tipo de seminário é utilizado com frequência em escolas, faculdades e universidades como método para fixação de conteúdo ou com o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver habilidades comunicacionais baseadas na oralidade.
O seminário da escola é diferente do da faculdade?
É preciso destacar que as diferenças básicas entre a realização de um seminário na escola e na faculdade é no nível de exigência com o qual esta apresentação será avaliada. De maneira geral, no ensino superior, os seminários são utilizados com maior frequência e compõem a nota final de uma disciplina, por isso eles têm maior peso. Na escola, os seminários podem funcionar de maneira mais despretensiosa, como variação da metodologia de ensino ou para fomentar as interações dos alunos. No entanto, isso não impede que alguns professores estabeleçam o mesmo patamar de cobrança nos dois níveis de ensino.