logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Formação acadêmica no currículo: veja como organizar informações

por Maria Fernanda Alves em 05/03/20

Atualizado em: 22/03/2022

Se você está organizando o seu currículo e quer deixá-lo impecável, já percebeu que cada etapa merece muita atenção, inclusive pequenos detalhes, e quando o candidato chega na fase de organizar a formação acadêmica no currículo, muitas vezes, é tomado por dúvidas como as seguintes:

+Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação
  • Qual ordem devo seguir para inserir minha formação acadêmica no currículo?
  • Devo colocar minha formação do Ensino Fundamental e médio?
  • Devo informar curso trancado no currículo?
  • Posso colocar cursos livres como Formação Acadêmica?

Neste texto vamos esclarecer alguns pontos que podem te deixar mais confiante para organizar o seu currículo de uma forma que seja atrativa para o recrutador, afinal, é o que todo candidato sonha, não é mesmo? 


Para inserir a formação acadêmica no currículo você precisa saber quais são as informações relevantes para o recrutador. São elas:

  • Instituição de ensino (nome da faculdade ou escola); 
  • Nível (Médio, Graduação, Pós-graduação);
  • Curso (nome do curso);
  • Status (ano de conclusão ou de previsão para conclusão).


As informações devem estar organizadas de forma bem objetiva, veja dois exemplos possíveis:

Formação Acadêmica:
Graduação em Enfermagem
Universidade Paulista (Unip)
Conclusão em 2017

Formação Acadêmica:
(2012-2016) Graduação em Enfermagem – Universidade Paulista (Unip)

Não se esqueça que, se você ainda está cursando a faculdade ou uma pós-graduação, é preciso informar a previsão para conclusão do curso.

Dica importante: antes de começar a organizar as informações acadêmicas no currículo, o primeiro passo é entender a mensagem que você quer passar para o recrutador, o que geralmente estará alinhado com o seu objetivo. - (Veja o que colocar no objetivo do currículo)

Abaixo vamos responder as quatro dúvidas que citamos no começo do texto. Veja:

Qual ordem devo seguir para inserir minha formação acadêmica no currículo?

No currículo, a ordem cronológica (as formações mais recentes primeiro) é a mais comum a ser seguida, mas existe também a ordem de prioridade por objetivo. Por exemplo, se você tem formações em áreas diferentes o ideal é que você priorize a formação que mais tenha relação com o cargo pretendido, deixando-a em destaque.

Devo colocar minha formação do Ensino Médio e Fundamental?

Se você já está no Ensino Superior presume-se que já tenha concluído o Ensino Básico, portanto não é recomendado inserir Ensino Médio e Fundamental no currículo, exceto se você acreditar que a informação é relevante, como por exemplo se você estudou em colégios que têm processo de seleção muito concorrido. 

Devo informar curso trancado no currículo?

Depende do cenário. Se você trancou o curso e ainda não começou algum novo, pode ser interessante informar a sua graduação interrompida, e também se você cursou mais do que dois semestres e o curso tenha relação com a área pretendida, mas é preciso informar que ele foi interrompido. Se o curso não tem relação com a área pretendida e você já está matriculado ou concluiu um curso superior, não é preciso informar os cursos trancados no currículo.

Posso colocar cursos livres como Formação Acadêmica?

Não. O tópico de Formação Acadêmica é exclusivo para formação de nível básico, técnico e Superior (incluindo pós-graduação). Para inserir cursos livres no currículo você pode criar o tópico "Formação Complementar".

Como estudar com bolsa de estudos?

Quer mais informações sobre currículo? Está precisando de uma bolsa de estudos para a graduação ou pós-graduação para voltar a estudar?

Se esse for o seu desejo, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsa de estudos de até 80% em diversos cursos de inúmeras faculdades. Para garantir a sua, clique no botão abaixo e procure pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Confira algumas das faculdades presentes no site:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54