logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Formação acadêmica no currículo: veja como organizar informações

por Maria Fernanda Alves em 05/03/20

Atualizado em 29/08/2023

Se você está organizando o seu currículo e quer deixá-lo impecável, já percebeu que cada etapa merece muita atenção, inclusive os pequenos detalhes, como a ordem das informações sobre sua trajetória profissional.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Assim, quando o candidato chega na fase de organizar a formação acadêmica no currículo, muitas vezes é tomado por dúvidas como as seguintes:

  • Qual ordem devo seguir para inserir minha formação acadêmica no currículo?
  • Devo colocar minha formação do Ensino Fundamental e médio?
  • Devo informar curso trancado no currículo?
  • Posso colocar cursos livres como Formação Acadêmica?

Se você também tem essas dúvidas, a seguir vamos esclarecer alguns pontos que podem te deixar mais confiante para organizar o seu currículo de uma forma que seja atrativa para o recrutador. Afinal, é o que todo candidato sonha, não é mesmo? Confira!

Modelos de currículo gratuitos

Formação acadêmica no currículo

O que é instituição de ensino no currículo?

Instituição de ensino no currículo é a escola/colégio em que você estudou durante o ensino básico. Já uma instituição de ensino superior no currículo corresponde a qual a faculdade/universidade em que você estuda ou estudou na sua formação superior. 

Informar a instituição de ensino no currículo é algo comum e indicado para se fazer, uma vez que para o recrutador é importante saber onde determinado candidato realizou a sua formação. 

Qual ordem devo seguir para inserir minha formação acadêmica no currículo?

No currículo, a ordem cronológica (as formações mais recentes primeiro) é a mais comum a ser seguida, mas existe também a ordem de prioridade por objetivo. Por exemplo, se você tem formações em áreas diferentes o ideal é que você priorize a formação que mais tenha relação com o cargo pretendido, deixando-a em destaque.

Além disso, para inserir a formação acadêmica no currículo você precisa saber quais são as informações relevantes para o recrutador. São elas:

  • Instituição de ensino (nome da faculdade ou escola); 
  • Nível (Médio, Graduação, Pós-graduação);
  • Curso (nome do curso);
  • Status (ano de conclusão ou de previsão para conclusão).

As informações devem estar organizadas de forma bem objetiva, veja dois exemplos possíveis:

Formação Acadêmica:
Graduação em Enfermagem
Universidade Paulista (Unip)
Conclusão em 2017
Formação Acadêmica:
(2012-2016) Graduação em Enfermagem – Universidade Paulista (Unip)

Não se esqueça que, se você ainda está cursando a faculdade ou uma pós-graduação, é preciso informar a previsão para a conclusão do curso.

Dica importante: antes de começar a organizar as informações acadêmicas no currículo, o primeiro passo é entender a mensagem que você quer passar para o recrutador, o que geralmente estará alinhado com o seu objetivo. Aproveite e veja o que colocar no objetivo do currículo

Veja também: Como personalizar currículo? Veja 6 dicas de especialista
Como colocar trabalho voluntário no currículo? Veja 4 dicas

Devo colocar minha formação do Ensino Médio e Fundamental?

Se você já está no Ensino Superior presume-se que já tenha concluído o Ensino Básico, portanto não é recomendado inserir o ensino médio e fundamental no currículo, exceto se você acreditar que a informação é relevante, como por exemplo, se você estudou em colégios que têm processo de seleção muito concorridos. 

Leia mais: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
Atividades complementares no currículo: o que são e exemplos do que colocar

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Devo informar curso trancado no currículo?

Depende do cenário. Se você trancou o curso e ainda não começou algum novo, pode ser interessante informar a sua graduação interrompida, e também se você cursou mais do que dois semestres e o curso tenha relação com a área pretendida, mas é preciso informar que ele foi interrompido. 

Se o curso não tem relação com a área pretendida e você já está matriculado ou concluiu um curso superior, não é preciso informar os cursos trancados no currículo.

Veja: 7 cursos gratuitos para melhorar o currículo e conseguir emprego
10 habilidades para colocar no currículo e como organizá-las

Posso colocar cursos livres como formação acadêmica no currículo?

Não. O tópico de Formação Acadêmica é exclusivo para formação de nível básico, técnico e superior (incluindo pós-graduação). Para inserir cursos livres no currículo você pode criar o tópico "Formação Complementar".

Confira: Como fazer um currículo de jovem aprendiz?
Primeiro emprego: como fazer um currículo de recém-formado?

Quer ajuda pra fazer seu currículo?

Está precisando de uma ajuda para montar o seu currículo de uma forma organizada e eficiente? Foi pensando nisso que a Quero Bolsa desenvolveu um site que ajuda você a criar o seu currículo, baseado na sua etapa profissional: se é para vagas de Jovem Aprendiz, estágio, recém-formado ou meio de carreira.

O melhor de tudo é que o material é 100%  gratuito e é disponibilizado online, basta acessar o botão abaixo, informar seu nome, e-mail e o modelo que deseja e pronto! Você poderá baixar diversos modelos e aumentar as suas chances de ser chamado para entrevistas. Confira: 

Modelos de currículo gratuitos

Quer fazer faculdade ou pós com bolsa de estudos?

Se você tem vontade de fazer faculdade ou até mesmo já fez, mas quer melhorar e complementar o seu currículo realizando uma pós-graduação, saiba que é  possível pagar mais barato durante todo o curso pela Quero Bolsa

A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:

Encontrar bolsas de estudo

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54