Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como organizar as experiências profissionais no currículo?

por Maria Fernanda Alves em 31/05/19 6,8 mil visualizações

Se você está procurando um emprego já deve ter escutado que é importante ter um bom currículo, não é mesmo?

E ter um bom currículo não necessariamente significa ter diversas experiências profissionais, vários cursos, etc. Muitas pessoas com excelentes trajetórias profissionais  pecam no básico, que é a confecção do currículo.

O que é o currículo?

O currículo é um documento no qual devem estar organizadas as informações profissionais e pessoais que é solicitado pelas empresas que está com o processo de contratação de novos funcionários aberto.

A estrutura de um currículo pode ser livre, mas nem tanto. Muitos candidatos produzem currículos criativos, com imagens, fontes bonitas e várias outros artifícios, mas, caso a vaga não considere criatividade como característica imprescindível para a contratação, toda essa inovação poderá prejudicar a leitura dos dados que realmente importam para o RH.

O currículo precisa ter em destaque quatro informações principais:

  1. quem é você;
  2. com o que você gostaria de trabalhar;
  3. o que estudou/estuda;
  4. com o que e onde já trabalhou (se tiver experiências anteriores, claro).

No primeiro tópico você dará informações sobre você. Informações como: nome completo, idade, endereço e contato (e-mail e telefone).

No segundo tópico deverá falar sobre o seu objetivo. Já fizemos uma matéria dedicada ao tema, acesse: O que colocar no objetivo do currículo.

No terceiro tópico é preciso informar sobre sua formação escolar. Caso já tenho nível superior, não é necessário informar que cursou Ensino Fundamental e Médio, pois a informação fica subentendida, visto que para cursar faculdade é preciso concluir o Ensino Médio.

No quarto tópico você falará sobre suas experiências profissionais, e é sobre esse último tópico que gostaria de falar um pouco mais neste texto, afinal muitas pessoas ficam em dúvida sobre como organizar as experiências profissionais no currículo e isso é um detalhe muito importante.

O que o RH quer saber sobre suas experiências profissionais?

Fica muito mais simples organizar um currículo quando nos colocamos no lugar de um profissional de RH que recebe diversos currículos por dia e tem que analisá-los rapidamente e selecioná-los da melhor forma.

Como organizar experiências profissionais no currículo

Quando você tem até quatro experiências profissionais é possível colocar todas elas de uma forma que o currículo não fique tão longo, pois além das quatro informações principais você poderá precisar reservar um espaço para indicar seu conhecimento em idiomas e informática, indicar cursos livres que tenha feito e iniciativas voluntárias que tenha participado, etc.  

Ao olhar o seu currículo o profissional de RH precisa identificar:

  1. onde você trabalhou;
  2. qual(is) cargo(s) exerceu nessa empresa;
  3. quanto tempo durou essa experiência profissional;
  4. quais atividades você desempenhou no(s) cargo(s).

No primeiro tópico informe o nome da empresa que trabalhou. Caso seja desconhecida, informe qual é o segmento. 

No segundo tópico insira o cargo de registro, por exemplo "Administrador Pleno". 

No terceiro tópico deixe claro para quem estiver lendo o seu currículo o tempo que ficou na empresa. Coloque data de entrada e saída.

No quarto tópico você deverá informar, brevemente, quais atividades desenvolvia na empresa durante sua experiência. Informar apenas o cargo é muito superficial, afinal um "Administrador Pleno" pode fazer atividades completamente diferentes dependendo da empresa em que estiver trabalhando. Coloque informações sobre programas que usava na sua rotina, ferramentas, técnicas, etc. Mas, lembre-se, brevemente.

Caso tenha sido promovido ou mudado de área na mesa empresa, informe a transição de forma clara. Veja o exemplo abaixo:

Experiência Profissional

Transportador José da Silva Sauro

Cargo: Analista de Logística
Período: 08/2017 a 05/2019
Atividades: Como Analista, passei a ser responsável por gerir as transações de treze clientes da região sul do país. Além de acompanhar as solicitações, iniciei um trabalho de prospecção de novos clientes junto ao setor comercial. Fui também responsável por ministrar treinamento sobre o programa XYZ aos novos funcionários que entraram a partir de janeiro de 2019.

Cargo: Estagiária de Logística
Período: 08/2015 a 07/2017
Atividades: Minha rotina nos 6 primeiros meses de estágio envolvia atendimento telefônico, recebimento de pedidos e inserção na plataforma XYZ de, aproximadamente, 30 solicitações diárias. A partir do 7º mês, além das atividades citadas, passe a dar suporte a um analista, acompanhando, em média, 100 solicitações no programa XYZ por dia e emitindo Notas Fiscais.

É importante que as experiências profissionais sejam organizadas de forma estratégica. Se você não quer errar, organize as experiências profissionais do seu currículo da mais recente para a mais antiga. Se tem mais de quatro experiências na mesma área, opte em inserir no currículo apenas as mais recentes.

Com muito cuidado e atenção, você também pode optar por dar maior relevância para experiências profissionais que tenham relação com a vaga que você está concorrendo.

Por exemplo, você está concorrendo a uma vaga para Representante Comercial e tem seis experiências profissionais, sendo duas delas na área comercial e quatro na parte administrativa. Você poderá criar duas categorias e dividir suas experiências. Veja exemplo:

Experiência profissional

Área Comercial
[1ª experiência mais recente da área]
[2ª experiência mais recente da área]

Área Administrativa
[1ª experiência mais recente da área]
[2ª experiência mais recente da área]

Caso você opte por não colocar todas as suas experiências profissionais no currículo, é importante indicar, de alguma forma, que outras experiências existe. Afinal, a depender de quais experiências você optar por dar maior relevância, lacunas de tempo poderão gerar certa confusão no selecionador.

Caso o currículo seja enviado por e-mail, uma boa solução para o caso é colocar uma observação no fim do tópico de experiência profissional com o link para sua página no LinkedIn, por exemplo.

Resumindo

No geral, as experiências profissionais devem estar organizadas de forma que as mais recentes sejam vistas primeiro. É preciso informar o nome da empresa, o cargo, o período e as atividades desempenhadas (em 1ª pessoa), que também pode ser uma descrição das responsabilidades (em 3ª pessoa). 



Deixe um comentário com sua opinião sobre a matéria que acabou de ler. Você também pode dar sugestões de temas para abordarmos nas próximas publicações :)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54