Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

O que o curso de História na UnB pode oferecer?

por Hans Moura em 19/04/17 1,4 mil visualizações

As experiências vividas por um universitário podem ficar para sempre registradas na memória. As de Taffarel Sousa Santos já foram compartilhadas em parte por aqui, mas agora, o foco será mostrar um pouco sobre o curso que ele escolheu.

O estudante faz o sétimo semestre de História na Universidade de Brasília (UnB) e está quase concluindo a graduação, já que a formação nessa área possui oito semestres. O curso está vinculado ao Departamento de História (HIS), criado em 1986, e integra o Instituto de Ciências Humanas (IH).

Taffa no campus Darcy Ribeiro, da UnB

"Sempre gostei de História, mas nada é perfeito. Se você está procurando uma graduação perfeita, infelizmente, irá se frustrar e ficará mudando de opção. Sempre vai existir alguma coisa que você pode não gostar", comenta o estudante.

Um dos pontos interessantes na UnB é que se exigem conhecimentos de outras línguas, principalmente o inglês, pois muitos textos, artigos e livros recomendados pelos professores estão nesse idioma.

Taffa, como prefere ser chamado, considera-se um aluno regular. “Com o passar do tempo, você vai percebendo que estudar não pode ser tudo. Você precisa ir ao cinema e passar um tempinho com os amigos. São coisas essenciais para se ter um bom desenvolvimento na vida e na universidade. Ter menções honrosas não é tudo", diz.

O trote — O curso não possui a tradição do trote. “Preferimos fazer uma festinha no Centro Acadêmico (C.A.) ou algo do tipo", revela.

Seu primeiro dia de aula trouxe algumas experiências não tão agradáveis, como o fato de ter se perdido na universidade. Mas, as descobertas não demoraram muito para aparecer. “Calouros, fiquem espertos! Universidade pública é para quem tem sangue nos olhos, então, deixem a timidez de lado e tentem fazer o máximo de amigos. Eles podem te ajudar muito”, explica.

O mercado — Os historiadores são profissionais fundamentais para o fortalecimento da identidade das pessoas. A principal atuação deles está na Educação Básica, especialmente para os licenciados. Para os bacharéis, há oportunidades em bibliotecas, arquivos de órgãos públicos, entre outros.

"Meu curso estuda a história das Américas, Europa e África. A História desperta em você o senso crítico de assuntos importantes do presente e do passado. Não estamos falando de uma formação que trabalha com a simples memorização de datas e fatos. É algo maior que isso. Tudo é História”, ressalta o futuro historiador.

O trabalho final — O estudante já tem em mente o tema que irá abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Será sobre homossexualidade masculina negra. O assunto também foi desenvolvido em sua pesquisa do Programa Institucional e Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que começou no sexto semestre. “A ideia desse trabalho é pesquisar grupos de gays negros no Facebook”, afirma.

Dica do Taffarel para quem pretende estudar História:

"Não desista! O curso é puxado, mas você se acostuma. Até ler em outras línguas você aprende!”

Mensagem para aqueles que almejam chegar aonde o Taffarel chegou:

“Faça a sua história, construa um destino diferente. Não repita aquilo que todos já escreveram. Deixe a sua marca.”
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54